EcoCreator leva robótica para o interior do Estado

A EcoCreator, startup belo-horizontina criada em 2020, vai levar noções de robótica, programação de jogos e experiências maker para municípios do interior de Minas Gerais. O kit didático e pedagógico comercializado inicialmente como uma espécie de brinquedo de montar eco-friendly, com peças intercambiáveis diretamente para o consumidor final, transformou-se em um instrumento utilizado em oficinas de tecnologias emergentes, workshops e aulas de robótica.
A pivotagem do modelo de negócio de b2c para b2b ampliou o leque de atuação e, consequentemente, os resultados da edtech. Segundo o engenheiro mecânico e cofundador da EcoCreator, Davi Lara, com as operações iniciadas em 2020, a startup saiu de um crescimento de 30% em 2021 para um crescimento de 180% em 2022 – sempre na comparação com o ano anterior. E agora, em 2023, a expectativa é triplicar o resultado de 2022 em termos de faturamento.
“A mudança de foco ampliou as possibilidades e hoje atingimos um público ainda maior. São quatro oficinas oferecidas: robótica, programação de jogos, experiência maker e modelagem e impressão 3D. E atendemos a três segmentos: escolas públicas ou privadas, iniciativas socioambientais ou de ESG junto a empresas e projetos condominiais, transformando os tradicionais salão de jogos em espaços de cultura maker”, explica.
Davi Lara lembra que, em 2020, o que estava no papel começou a tomar forma e se transformou em negócio. Depois de ouvir a opinião de especialistas – entre pedagogos, engenheiros e pilotos – nasceu o kit educacional, um brinquedo inteligente, com material flexível e resistente, cujas peças são produzidas em impressoras 3D. À base de amido de milho e mandioca, o produto estimula as crianças a serem cientistas.
Naquele mesmo ano, a EcoCreator foi impulsionada pelo Raja Valley, por meio do Raja Ventures. O projeto permitiu que a startup fizesse uma mentoria de quatro meses. Depois disso, novas versões do kit foram desenvolvidas, com motores elétricos e controle bluetooth via celular.
A experiência foi transformadora e hoje a EcoCreator tem alguns grandes clientes como o Sesc MG, American Burger e uma mineradora.
“No Sesc, o projeto está dando supercerto. Estamos realizando treinamentos para professores e instrutores, aplicando a robótica educacional no ensino da instituição. Na American Burger distribuímos kits educacionais e na mineradora estamos trabalhando com projetos sociais ou de reparação social em comunidades carentes e de vulnerabilidade, impactando mais de 800 crianças em três cidades mineiras”, revela.
Ouça a rádio de Minas