Variedades

Mostra Noite de Cinema circula em 12 cidades de MG

Mostra Noite de Cinema circula em 12 cidades de MG
Crédito: Adobe Stock

Durante os meses de abril e maio, a Mostra Noite de Cinema volta a ocupar as ruas e praças de Belo Horizonte e cidades do interior de Minas. Promovida pelo Coletivo Noite de Cinema, a oitava edição da mostra audiovisual vai circular em 12 cidades, com sessões de cinema gratuitas, abertas ao público e com classificação livre. A programação começa hoje e vai até 21 de maio, seguindo por cidades das regiões Central e Norte de Minas, sendo, a maioria, municípios banhados pelo rio São Francisco.

A abertura será realizada hoje, com sessões às 19h e 20h, na Escola Municipal Deputado Renato Azeredo, que fica na rua Água, 240, bairro Mantiqueira, em Belo Horizonte. Serão exibidos os filmes “O Menino Leão E A Menina Coruja”; “Meu Nome É Maalum”; “Sobre Amizades e Bicicletas”; “Cores E Botas” e “Médico De Monstro”.

 Estando tão próximo de uma bacia tão importante e com tanto significado para os mineiros, a curadoria priorizou obras que também reforçam a importância da preservação socioambiental e da sustentabilidade. Em cada cidade, serão exibidos curtas e médias metragens nacionais, de diferentes gêneros, que retratam a diversidade cultural brasileira. E, para completar a experiência de um grande cinema ao ar livre, haverá a distribuição de pipoca e refrigerante para o público.

Além das sessões, alguns municípios irão receber uma oficina de Introdução ao Audiovisual, que abordará aspectos que vão desde a pré-produção, realização de produtos audiovisuais e análise de trabalhos. As oficinas são gratuitas, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas através das prefeituras de cada cidade.

A mostra é um desdobramento das ações do Coletivo Noite de Cinema, criado em 2012 por um grupo de amigos, no bairro Maria Helena, que começou a fazer exibições de filmes nas ruas e muros da região – que é um encontro das periferias de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves. Com o tempo, começaram as circulações em bairros da Regional Venda Nova e, em 2014, foi realizada a primeira Mostra.

Ao longo dos últimos 11 anos, o grupo conseguiu desenvolver sua estrutura, com a aquisição de uma tela inflável e equipamentos profissionais de projeção e som. Assim, foi possível promover a circulação de cinema também por periferias do interior do estado, alcançando um público de mais de 65 mil pessoas nesses últimos anos.

Outra preocupação do Coletivo é promover a exibição de produções nacionais, de artistas independentes, que, em sua maioria, ficam de fora dos grandes circuitos e cadeia comercial do cinema.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas