Variedades

CURTAS VARIEDADES | 12/04

CURTAS VARIEDADES | 12/04
Crédito: Freepik

Tributo a Piazzola e Herrera

Um momento para marcar trajetórias e ficar na história. Essa é a proposta do festival inédito, em Belo Horizonte, que fará tributo aos 100 anos de Astor Piazzola (1921-1992) e aos 90 anos de Rufo Herrera, que participará do evento. A homenagem começa hoje, às 20h, com o Concertango, que será apresentado pela Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Tofollo, no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Será uma noite embalada pelo tango e som vibrante das obras desses dois grandes nomes da cena musical mundial. Haverá também a exibição do vídeo “Rufo Herrera nas Gerais” e “Balada para un Loco”. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e pelo site Eventim. Segundo Carminha Guerra, do Selo Karmim, a apresentação do concerto dedicado à obra de Astor Piazzolla e Rufo Herrera, interpretados por artistas de reconhecido destaque, tem como objetivo valorizar os artistas de Belo Horizonte, especialmente, aqueles que se dedicam à música erudita e instrumental.

Edição especial do “Cinefonia”

Em 11 de abril de 2015 estreou, na Rádio Inconfidência, o Cinefonia. O programa fala das trilhas sonoras de filmes nacionais, acompanhadas de entrevistas, notícias, resenhas e dicas de filmes e séries. A apresentação, desde a sua criação, é do jornalista e crítico de cinema Renato Silveira, com produção do jornalista Pedro Vieira, que o ajudou na criação do programa. A edição de aniversário traz um bate-papo com o cineasta Helvécio Ratton e os ouvintes poderão apreciar uma seleção especial de sonoras marcantes da história do cinema brasileiro, feita a partir de um acervo de oito anos de pesquisas e mais de 400 edições do programa. O Cinefonia ganha também uma nova identidade visual e, em comemoração ao aniversário, vai ao ar hoje, às 22h, na Rádio Inconfidência FM, com reprise no sábado (15), às 19h, na Inconfidência AM e FM. Além de marcar presença nas ondas curtas do rádio, o aniversário do programa também promete dar um grande presente para a turma da internet, com a entrada na EMCPlay e a criação de um podcast que aborda o universo do cinema. Ratton é o convidado da inauguração do conteúdo na plataforma de streaming. O cineasta fala sobre o seu mais novo longa-metragem, “O Lodo”, adaptado do conto do escritor Murilo Rubião, e relembra as trilhas sonoras de seus filmes anteriores.

Ramadã no programa Brasil das Gerais

De acordo com um levantamento de 2019 da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e do Ibope, cerca de 6% da população brasileira é formada por árabes e descendentes. O Ramadã ou Ramadan é o período mais importante para os islâmicos e traz uma série de regras que vão do jejum de comida, água e relações sexuais à leitura diária do Alcorão, livro sagrado do Islã. O mês sagrado se estende por 29 ou 30 dias e é determinado por meio de cálculos de observação astronômica. Nesse contexto, o Brasil das Gerais reúne especialistas que estão ligados ao tema para debater sobre o assunto. O programa conta com a participação da doutora em ciências da religião, Taciana Brasil, e do vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Ali Hussein El Zoghbi. Na bancada para acompanhar a conversa, os irmãos ‘Bara’ apresentam quitutes árabes para todos os gostos. O Brasil das Gerais sobre o Ramadã será exibido hoje, às 13h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay

Documentário musical no Cine Santa Tereza

O Cine Santa Tereza recebe o lançamento do documentário musical “Viamão”, com direção de Elias Gibran, Leandro Miranda e Sérgio Pererê, que registra os encontros do cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro, Sérgio Pererê, e do grupo percussivo portenho “No Chilla”. A exibição será hoje, às 19h, em sessão comentada do próprio artista. A classificação indicativa do filme é livre e os ingressos gratuitos podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão. O documentário musical “Viamão’ é um convite à reflexão e à descoberta de como as heranças africanas, por meio também da música, disseminaram-se e foram reinterpretadas no Brasil e na Argentina. Pensado inicialmente para ser exclusivamente um road-movie, ao longo das gravações o filme foi ampliado para a abordagem, por meio de entrevistas com ativistas, artistas e pesquisadores do movimento negro afrolatino. O documentário traz também encontros especiais e inusitados com um mestre de balafon vindo de Gana e o ícone da música tradicional Argentina, o charanguista Jaime Torres, falecido em 2018.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas