Economia

Vendas do varejo crescem 2,9% em Minas

Nove das 11 atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram melhora em janeiro ante mesmo mês do ano passado
Vendas do varejo crescem 2,9% em Minas
O grupo Jornais, Revistas e papelaria foi um dos que mais registraram melhoras nas vendas no mês de janeiro em Minas | Crédito: Tomaz Silva/ABr

As vendas do comércio varejista de Minas Gerais tiveram elevação de 2,9% em janeiro deste ano na comparação com igual mês de 2022, resultado acima do desempenho nacional (2,6%), conforme Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi a sexta alta consecutiva no País, com predomínio de taxas positivas também para 23 estados, com destaque para  Paraíba (15,9%), Maranhão (12,9%) e Tocantins (11,0%). Entre os desempenhos negativos na comparação interanual, destacam-se Rio de Janeiro (-2,2%), Paraná (-1,4%) e Pará (-1,3%).

O resultado do primeiro mês deste ano para o Estado foi melhor que o computado no levantamento  do ano passado, já que as vendas de janeiro de 2022 foram 7% menores ante o primeiro mês de 2021. A queda no volume de vendas dos varejistas mineiros na ocasião foi mais intensa que a retração nacional (-1,9%). 

Um dos responsáveis pela pesquisa do IBGE no Estado, Daniel Dutra, observa que no comércio varejista mineiro nove das 11 atividades investigadas em Minas apresentaram avanço na comparação com janeiro de 2022, com destaque para combustíveis e lubrificantes, com crescimento nas vendas de 28,6%. “O grupo livros, jornais, revistas e papelaria registrou incremento de 18,7% frente janeiro do ano passado, o que mostra que o consumidor já estava se preparando para o período de volta às aulas”, analisa.

Entre as atividades com recuo em Minas está o grupo artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. A queda frente ao primeiro mês de 2022 foi de 0,4%. A retração mais expressiva foi verificada no segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,7%).  

Na comparação de janeiro deste ano frente dezembro de 2022, na série com ajuste sazonal, a variação no volume de vendas foi de 0,3% no Estado, abaixo da média nacional, que apresentou alta de 3,8%. Os resultados foram positivos em 23 das 27 unidades da Federação, com destaque para Espírito Santo (8,8%), Tocantins (8,7%) e Roraima (7,4%). Por outro lado, pressionando negativamente, o destaque é para Mato Grosso (-1,7%), Amapá (-1,6%) e Paraíba (-1,7%). 

Novamente, os resultados de 2023 foram melhores na comparação com o exercício anterior. Em janeiro de 2022 frente dezembro de 2021, a variação registrada em Minas foi nula, enquanto que no País teve alta de 0,8%.  

Ampliado

Na análise do comércio varejista ampliado, as vendas em Minas tiveram elevação de 4,4% em janeiro de 2023 frente a igual mês do ano passado, bem acima da média brasileira, que registrou variação de 0,5%. 

O setor de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou avanço de 11% no Estado. O grande destaque positivo foi o de atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 12,5%. As vendas do segmento de material de construção cresceram 6,9%.

Na análise do primeiro mês de 2023 com o último de 2022, na série com ajuste sazonal,  o volume de vendas do comércio ampliado no Estado registrou o mesmo percentual que o nacional: variação de 0,2%.  

Dutra ressalta que esta é a primeira divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade. São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE.

Ele explica que o grupamento estreante é atacado, especializado em alimentos, bebidas e fumo no comércio varejista ampliado que, além do novo segmento, conta com as oito atividades pesquisadas pelo instituto e ainda inclui os setores de veículos, motos, partes e peças e o segmento de material de construção.

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