Gasolina e diesel alavancam vendas de combustíveis em Minas

As vendas de combustíveis cresceram 8,3% em Minas Gerais no primeiro bimestre ante o mesmo período do ano passado. Em 2023, o impulso veio da maior demanda por gasolina, cujo consumo subiu 25,3%, e também pelo diesel, que apresentou alta de 7,1% no intervalo. Já as vendas de etanol hidratado recuaram 19,7%.
De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no acumulado dos primeiros dois meses do ano, as vendas de combustíveis no Estado somaram 2,24 bilhões de litros, contra 2,2 bilhões frente igual período do ano passado.
Em relação aos principais combustíveis consumidos em Minas Gerais, foi registrada alta expressiva na demanda pela gasolina ao longo dos primeiros dois meses do ano.
No Estado, a comercialização de gasolina pelas distribuidoras, segundo a ANP, cresceu 25,3% no bimestre, chegando a um consumo de 781,74 milhões de litros.
O aumento também foi registrado nas vendas de diesel. Em Minas Gerais, foram 1,11 bilhão de litros vendidos entre janeiro e fevereiro, volume que superou em 7,1% o registrado em igual período de 2022.
Já as vendas de etanol hidratado, combustível que concorre diretamente com a gasolina nas bombas, caíram 19,7% no primeiro bimestre ante o mesmo período de 2022. Ao todo, foram comercializados 227,3 milhões de litros no Estado. Os preços do combustível estão desvantajosos na comparação com os concorrentes devido, principalmente, à entressafra da cana.
Ouça a rádio de Minas