Economia

Comércio de combustível tem elevação

Neste ano, em Minas Gerais, o impulso veio da maior demanda por gasolina
Comércio de combustível tem elevação
Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Em Minas Gerais, as vendas de combustíveis pelas distribuidoras cresceram 8,3% no primeiro bimestre ante o mesmo período do ano passado. Neste ano, o impulso veio da maior demanda por gasolina, cujo consumo subiu 25,3%, e também pelo diesel, que apresentou alta de 7,1% no intervalo, enquanto as vendas de etanol hidratado recuaram 19,7%.

De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no acumulado dos primeiros dois meses do ano, as vendas de combustíveis no Estado somaram 2,24 bilhões de litros, contra 2,2 bilhões frente igual período do ano passado.

Somente em fevereiro, as vendas cresceram 9% ante um ano antes e avançaram 8,67% em relação a janeiro em Minas, somando 1,23 bilhão de litros no segundo mês do ano.

O desempenho no Estado superou a média de crescimento nacional. De acordo com a ANP, as vendas de combustíveis no Brasil cresceram 4,1% no primeiro bimestre, somando 22,5 bilhões de litros, contra 21,6 bilhões um ano antes. Considerando apenas fevereiro, as vendas cresceram 2,9%, chegando a 11,3 bilhões de litros.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em relação aos principais combustíveis consumidos em Minas Gerais, foi registrada alta expressiva na demanda pela gasolina ao longo dos primeiros dois meses do ano. 

No Estado, a comercialização de gasolina pelas distribuidoras, segundo a ANP,  cresceu 25,3% no bimestre, chegando a um consumo de 781,74 milhões de litros. 

Somente em fevereiro, as vendas de gasolina somaram 399,2 milhões de litros, alta de 28% frente há um ano, quando o consumo foi de 311,7 milhões de litros. Na comparação com janeiro, o avanço nas vendas ficou em 4%.

Aumento também foi registrado nas vendas de diesel. Em Minas Gerais, foram 1,11 bilhão de litros vendidos entre janeiro e fevereiro, volume que superou em 7,1% o registrado em igual período de 2022, quando a comercialização somou 1,07 bilhão de litros. 

Somente em fevereiro, as vendas de diesel chegaram a 611,9 milhões de litros, superando em 10,8% o volume registrado em fevereiro de 2022 e em 14,6% se comparado com o volume de janeiro (533,8 milhões de litros). 

Já as vendas de etanol hidratado, combustível que concorre diretamente com a gasolina nas bombas, caíram 19,7% no primeiro bimestre, ante o mesmo período de 2022. Ao todo, foram comercializados 227,3 milhões de litros.

No mês, foram 118,7 milhões de litros consumidos de etanol hidratado, alta de 9,32% frente a janeiro. Já na comparação com fevereiro de 2022, quando as vendas de etanol somaram 154,6 milhões de litros, caiu 23,19%.

Resultado desfavorável também foi registrado nas vendas mineiras de querosene de aviação. No primeiro bimestre foram 23,5 milhões de litros, contra 32,4 milhões registrados no mesmo período de 2023, uma retração de 27,6%. No mês, o consumo foi de 11 milhões de litros, 21,4% a menos frente há um ano. 

Produção de combustíveis 

Para atender à demanda mais alta do mercado consumidor, a produção de derivados de petróleo na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também foi ampliada no primeiro bimestre. Ao todo, a produção cresceu 12,2% frente a janeiro e fevereiro do ano passado, com um volume fabricado de 733.677 mil metros cúbicos. 

Entre os combustíveis produzidos, a fabricação de gasolina A cresceu 17,5% e encerrou o bimestre em 416,8 milhões de litros. Somente em fevereiro, o volume foi de 197,19 milhões de litros, 12,2% a mais. 

O diesel, combustível mais consumido no Estado, encerrou o primeiro bimestre com um volume de 634,32 milhões de litros fabricados, superando em 15,3% o registrado em igual intervalo de 2022.

A produção de querosene de aviação ficou em 96,6 milhões de litros, 2% a mais que o registrado no primeiro bimestre de 2022.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas