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Projeto Moda Brechó, do Sebrae, estimula segmento de usados em Belo Horizonte

Projeto Moda Brechó, do Sebrae, estimula segmento de usados em Belo Horizonte
Crédito: Divulgação/ Sebrae

Minas Gerais concentra mais de 3 mil brechós. Levantamento do Sebrae Minas com base em dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) mostra que apenas nos últimos três anos (2019 a 2022) foram abertos quase 2 mil pequenos negócios do comércio varejista de usados em todo o Estado. Em Belo Horizonte, dos mais de 600 estabelecimentos no ramo, cerca de 400 empresas de pequeno porte iniciaram suas atividades no período.

Com o crescimento do mercado de reuso, principalmente durante a pandemia, o Sebrae Minas criou o Moda Brechó, uma iniciativa que desde 2022 – anteriormente chamado de “Viver de Brechó” – que oferece capacitações em gestão, finanças e marketing e incentivo à formalização. Além disso, as empreendedoras aprendem sobre estratégias de relacionamento com o cliente, marketing digital e técnicas de vendas.

“Muitas pessoas começam a atuar neste segmento por hobby, por gostar de moda e de garimpar peças. O objetivo do projeto é fazer com que elas se reconheçam como empreendedores e estejam preparadas para se diferenciar e crescer neste mercado”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Este ano, o Moda Brechó também vai promover três caravanas com a participação de influenciadores digitais, jornalistas e formadores de opinião que irão visitar brechós da capital mineira capacitados pelo projeto. A primeira caravana será realizada hoje (19/4) e passará pelos brechós “Soul Consciente” e “Muito Mais que Brechó”. As outras duas comitivas estão previstas para acontecer, ainda no primeiro semestre deste ano, entre os meses de maio e junho. Durante as visitas, os participantes vão conhecer as histórias e experiências da atuação dos empreendedores no mercado de usados, e os resultados obtidos com o Moda Brechó.

“Será uma grande oportunidade para que esses pequenos negócios sejam reconhecidos e divulguem suas marcas, impulsionando a economia circular e o consumo de produtos usados e com preços mais acessíveis, dando cada vez mais visibilidade a importância da moda consciente”, explica Marcelo de Souza.

Apoio ao mercado da moda – O Moda Brechó integra as ações do programa Integra Moda, desenvolvido pelo Sebrae Minas para afirmar Minas Gerais como “Estado da Moda” e uma das principais rotas de comércio desse mercado no país. A iniciativa também inclui a promoção de eventos, ações e programas direcionados a diversos segmentos da moda, respeitando e ativando as vocações locais por meio da inteligência de dados. (ASN)

Ações de incentivo

• Minas Moda Autoral: aceleração de novas marcas no Estado;
• Trend Connection: evento de tendências e troca de experiências;
• Mãos à Moda: resgate do saber local e técnicas artesanais aplicadas à produção de moda;
• Moda Brechó: voltado para os empreendedores de brechós;
• Varejo sob medida: consultorias personalizadas;
• ALI Moda Sebrae: incentivo à inovação nas empresas do setor;
• Pesponta indústria: iniciativa voltada para confecções;
• Minas Trend: apoio aos pequenos negócios no maior evento de moda do Estado;
• Apoio aos polos de confecção: trabalho de interiorização da moda e fortalecimento dos polos do segmento.

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