Economia

Não sabe o que fazer no feriado de Tiradentes? Veja lista de sugestões!

Ouro Preto e Tiradentes estão entre destinos, com programação cultural que marca a Semana da Inconfidência
Não sabe o que fazer no feriado de Tiradentes? Veja lista de sugestões!
Todos os anos, Ouro Preto conta com homenagem para lembrar a Inconfidência Mineira | Crédito: Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto

Nesta sexta-feira (21), é comemorado o Dia da Inconfidência Mineira, ou Dia de Tiradentes, considerado um feriado nacional. Desta forma, sendo uma importante data principalmente para Minas Gerais, várias cidades do Estado prepararam programações especiais para o dia. Elas vão desde passeios na Maria Fumaça a opções gastronômicas. Confira a lista que o DIÁRIO DO COMÉRCIO preparou! 

Cidades históricas

Ouro Preto e Tiradentes são sede de programação cultural que marca a Semana da Inconfidência, entre os dias 14 e 23/4, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”. 

O projeto do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com as prefeituras das duas cidades, inclui mais de cem atividades, para além de atos cívicos e agendas oficiais, com a promoção de ações que contribuem para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa.

Programação

Em Ouro Preto, a programação será de 14 a 21/4, com a tradicional entrega de Medalhas da Inconfidência no dia 21, no Centro de Convenções, seguida de cerimônia na Praça Tiradentes, com a presença do governador Romeu Zema. Em Tiradentes, a celebração se estenderá de 14 a 23/4.

Ouro Preto – Conexões

Durante oito dias, intensa programação cultural e gratuita contemplará diversos projetos de Ouro Preto, em especial ações voltadas para história, arte, cultura e educação, mobilizando moradores e turistas que visitam o município. 

Entre as atrações musicais já confirmadas estão as Orquestras do Sesi e Sesc; o show “Quatro irmãos”, que reúne Flávio Venturini, Cláudio Venturini, Lô Borges e Telo Borges; a Banda Makondo e Silvia Gomes; e a Escola de Música e Espaço Cultural Samba Preto ChoroJazz. 

Além desses nomes, haverá apresentações com grupos da cultura tradicional, que fazem parte do projeto Sons do Brasil, como Zé Pereira, a Guarda de Moçambique Santa Efigênia, a Berimbalada (cortejo de Berimbaus), além de artistas de Ouro Preto e o cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical Sérgio Pererê.

Conferências, exposições, mostras e seminários ampliam a programação, como o Festival de História, que, neste ano, abordará o tema “Histórias para não esquecer”. A mostra “Itinerários da Independência – Caminhão-Museu do Projeto República/UFMG” é outra atração do festival. 

O Projeto Sextas Abertas, promovido pelo Núcleo de Arte & Ofícios Faop, oferecerá programação multicultural no tradicional bairro Antônio Dias. O objetivo é ressaltá-lo como território dinâmico voltado para as vivências da população e para um turismo de base criativa e comunitária.

Tiradentes – Mineiridades

Em Tiradentes, a programação inclui atos cívicos previstos para o dia 21/4, com hasteamento de bandeiras, desfile das escolas municipais, apresentações da banda do Exército e da banda Ramalho, além de atividades e atrações dedicadas à cozinha mineira. 

O espaço Mineiridade está aberto desde 14/4, com estrutura montada no Largo das Forras, tendo os queijos mineiros, os cafés e as quitandas como protagonistas. O público poderá apreciar essas delícias e aprender mais sobre o preparo de cada uma delas com cursos de torra de café, maturação de queijos e harmonização com vinhos, dentre outros.

Atrações culturais também vão agitar a cidade, como o violeiro Chico Lobo, o Quinteto Bravíssimo e intervenções teatrais. 

Maria Fumaça 

O trem Maria Fumaça terá dois passeios noturnos com o tema da Inconfidência Mineira, partindo tanto de São João del-Rei para Tiradentes, quanto de Tiradentes para São João del-Rei. 

As passagens custam R$ 140 para ida e volta, mas você pode conferir aqui quem tem direito à meia-entrada e os horários. 

Belo Horizonte 

O comércio na capital mineira poderá funcionar normalmente, contanto que as regras determinadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) sejam cumpridas. 

*Estagiária sob supervisão da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas