CURTAS VARIEDADES | 21/04

“Café com Fé”
O fim do mês de abril será marcado com celebração eucarística. A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG) realizará o tradicional “Café com Fé” no dia 28 de abril, sexta-feira. A missa, seguida de café da manhã, acontece às 8h, na CéuLar Netimóveis, que fica na rua Bernardo Mascarenhas, 25, Cidade Jardim, em Belo Horizonte. As vagas são limitadas. Para participar é necessário confirmar a presença pelos telefones (31) 3281-0710/ (31) 98988-3079 ou pelo e-mail [email protected]. Desde 2009, a ADCE-MG promove missas e cultos ecumênicos mensais, de maneira itinerante, nas sedes de empresas associadas e parceiras da entidade. A finalidade é oferecer aos empresários, funcionários e convidados um momento para um encontro fraterno e para reflexão espiritual. Além de favorecer o fortalecimento da fé e da esperança, o “Café com Fé” permite um maior relacionamento entre as pessoas. Além disso, a empresa que acolhe a celebração ganha espaço para divulgar suas atividades, seus produtos e se tornar mais conhecida.
“Cavalhada de São Jorge”
De volta às ruas de Nova Lima, a “Cavalhada de São Jorge” será realizada a partir de hoje (21) e até domingo (23), no bairro Honório Bicalho. A programação especial inclui missa campal, procissão, bênção e shows, além da tradicional Feirinha de Bicalho e da presença da Guarda de Congado e Marujo de Nossa Senhora Aparecida. Fundada pelo saudoso Benedito Felício Carmélio, a cavalhada volta a fazer parte das festividades de Nova Lima depois de dois anos sem ser realizada por conta da pandemia. O evento é acompanhado de perto pela comunidade, por cavaleiros e devotos de São Jorge. A cavalhada ocorria, originalmente, no bairro Matadouro e prosseguia pela avenida José Bernardo de Barros. Este ano, porém, passa a ocupar a Arena da Cavalhada, em Honório Bicalho, devido às obras no Espaço Cultural. O ponto máximo da “Cavalhada de São Jorge” é a representação dos torneios medievais, uma encenação épica da batalha entre cristãos e mouros, ocorrida na Península Ibérica.
“Abrace a Serra da Moeda”
Uma das mais importantes cadeias de montanhas de Minas Gerais será novamente “abraçada”. O “Abrace a Serra da Moeda”, ato de protesto organizado pela ONG homônima, que estava suspenso desde 2020 por conta da pandemia, volta a acontecer hoje (21), feriado de Tiradentes, às 10h, na rampa de voo livre do Topo do Mundo, em Brumadinho. Assim como nas edições anteriores, pontualmente ao meio dia, os participantes formam um cordão humano no cume da serra, simbolizando um abraço. Organizado desde 2008, o intuito é chamar a atenção de autoridades políticas, população e esferas governamentais sobre a defesa dos recursos hídricos e nascentes da região, constantemente ameaçados por empreendimentos e mineradoras instaladas sobre ou próximas ao aquífero. Presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda, o ambientalista Ênio Araújo afirma que o tema desta edição do evento é “Água em quantidade e qualidade para todos”.
Festival de Cinema de Diamantina
Uma explosão de arte, cultura e diversidade ocupa as ladeiras históricas da famosa Diamantina, importante polo cultural e turístico do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A cidade recebe até o próximo sábado (22) o Festival de Cinema de Diamantina – uma realização do Festival de História (fHist) – e no encerramento da festividade, o projeto Roteiro de Minas prepara um dia de programação envolvendo música, dança e a culinária.No sábado, entre 16h e 23h, o Roteiro de Minas toma a rua da Quitanda, no centro do município, com programação gratuita e vasta. A participação é livre e não carece de inscrição para poder aproveitar a intensa lista de atividades e atrações que estarão disponíveis. Entre as atrações, destacam-se um show com a cantora Joyce Santos e seu repertório de músicas brasileiras de diferentes estilos e a apresentação da JK Jazz Band, interpretando grandes clássicos do jazz.
“Concertos para a Juventude”
Neste domingo (23), às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais faz mais uma apresentação da série “Concertos para a Juventude”. Depois de passar pelo ritmo, um dos pilares da música, é hora de o público conhecer a melodia. No repertório, obras de John Williams, Verdi, Tchaikovsky, Gabrieli, Bach, Bartók e Mozart – nesta peça, Concerto para oboé, o solo será do oboísta principal da Filarmônica, Alexandre Barros. A regência é do maestro associado da Orquestra, José Soares. Ao longo de seis concertos gratuitos, sempre aos domingos, a série é dedicada às famílias e à formação de novos públicos e, em 2023, aborda os pilares da música, como ritmo, melodia, harmonia, formas, narrativas e orquestração. O concerto é gratuito, com presença de público e transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube e pela rádio MEC FM 87,1. No dia do concerto serão distribuídos 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir de 9h, limitados a dois por pessoa.
Ouça a rádio de Minas