Brasfrigo projeta crescimento para 2023

A Brasfrigo, empresa do Grupo BMG atuante no ramo de câmaras frias, está apostando em crescimento neste ano. Segundo a companhia, que possui complexos em Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Itajaí (SC), o otimismo vem da retomada da normalidade das exportações e importações de alimentos neste momento pós-pandemia.
Conforme a companhia, que atua na movimentação e no armazenamento de congelados, a boa expectativa é também baseada em alguns dados recentes como os divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que indicaram que o consumo nos lares brasileiros deve crescer 2,5% neste ano. Diante desse cenário, diz a Brasfrigo, empresas que integram a cadeia logística para a cadeia fria de alimentos preveem crescimento de 16% em novos negócios este ano.
“Após os últimos três anos de forte impacto da pandemia do coronavírus na economia mundial e a guerra da Rússia contra a Ucrânia ter afetado muitas relações comerciais de alimentos, impactando o setor no mundo todo, estamos assistindo a uma retomada do mercado”, afirmou o diretor da Brasfrigo, José Humberto Cortes.
Ainda de acordo com a empresa, outros números corroboram para a expectativa de crescimento nos negócios da Brasfrigo. Em janeiro, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI/Mapa) registrou o maior volume de exportações do agronegócio para o mês nos últimos anos: ultrapassam US$ 10 bilhões.
No setor de proteína animal, um dos grandes clientes da Brasfrigo, o mês de janeiro bateu recorde para o período do ano, movimentando US$ 2 bilhões em exportações. Os países que mais importaram produtos brasileiros foram China, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
“Com o fim do embargo da China sobre a carne brasileira, que durou cerca de um ano, acredito que as exportações se acelerem a partir de agora, e retomem o patamar anterior. Como trabalhamos com as principais e maiores indústrias exportadoras de alimentos do Brasil, temos projetado um crescimento para o ano de 2023”, disse Cortes.
A Brasfrigo, que neste ano completará 50 anos de atividades, informou ainda que possui capacidade para armazenar 42 mil toneladas em câmaras frigorificadas e agilidade para realizar mais de 100 operações de embarques e desembarques de mercadorias por dia
Ouça a rádio de Minas