CURTAS VARIEDADES | 25/04

Lançamento do Première Minas
O Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG) lança o projeto Première Minas, hoje, às 20 horas, no cinema de câmera do Cine-Theatro Brasil Vallourec (avenida Amazonas, 315, Praça Sete), com a apresentação do novo longa-metragem do cineasta Fábio Carvalho, “Bar Relicário – Filme-tributo a Hélio Zolini”, com a presença do diretor e equipe. O Première Minas se dedicará à apresentação, em primeira mão, de filmes de curta, média, longa-metragem e séries produzidos aqui ou relacionados com Minas, sejam inéditos, restaurados ou que requeiram uma revisão. Escolhido para o lançamento desse programa, “Bar Relicário – Filme-tributo a Hélio Zolini” é o quinto longa de Fábio Carvalho, constitui-se numa colagem de sobras, retalhos e trechos de obras cinematográficas realizadas desde os anos 80 até os dias atuais. Reúne dezenas de artistas conhecidos, em especial do meio teatral, que orbitam em torno do poeta, ator e diretor Hélio Zolini e do seu lendário bar Urrubu, então situado no prédio onde funcionava o Teatro Universitário.
Clube de leitura
A Academia Mineira de Letras inaugura hoje um novo programa de leitura, iniciando pelos clássicos da literatura mundial, abrindo espaço para encontros presenciais mensais, sempre às terças-feiras, das 17 às 19 horas, entre os participantes e a professora Marília Faria. Os livros escolhidos serão visitados em diferentes abordagens – aspectos literários, impressões mais pessoais ou uma análise sociológica, histórica ou política do contexto da obra. Ou, claro, tudo isso junto e misturado, em uma conversa entre amigos sobre o que, nessas obras, mais os marcou. O Clube de Leitura AML – Clássicos foi organizado para propiciar essa experiência instigante, prevendo uma programação para seis meses, dentro dos quais os encontros estão previstos para as seguintes datas: hoje, 23 de maio, 27 de junho, 25 de julho, 22 de agosto e 26 de setembro (toda quarta ou terça-feira do mês). Serão oferecidas 20 vagas. O público pode reunir estudantes, aposentados e pessoas interessadas em literatura, mesmo sem qualquer formação ou especialização na área. Bastará apenas o desejo e a disposição de ter uma experiência mais profunda com essas obras.
Recital de Cristian Budu
Hoje, às 20h30, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, será apresentado o recital do pianista Cristian Budu, na edição 2023 do Festival de Maio. Na ocasião o músico interpretará Carl Philipp Emanuel Bach, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Enrique Granados, Alberto Ginastera. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site eventim. A classificação é 10 anos.Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil (Suiça), Cristian Budu recebeu prêmios como Instrumentista do Ano (APCA), Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha) e entrou em duas ultra-seletas listas “Top 10” do principal veículo da música clássica internacional, Gramophone, que incluem nomes como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Maria João Pires. Ainda na Gramophone, entrou para a lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings”, um compilado de gravações antológicas de Chopin da História.
Oficina “Voz em Cena”
O Memorial Vale oferece a partir de amanhã e até o próximo sábado (29), de 14h às 17h, a formação“Voz em Cena, Oficina de Direcionamento e Criação Artística”, com a cantora e compositora Raquel Coutinho. A oficina “Voz em Cena” é uma experiência de autoinvestigação e busca dar expressão através da voz e do movimento. Serão três dias de oficinas e um dia de apresentação aberta ao público. “Iremos mergulhar na busca da voz, investigando sobre a formação do som, análise psico acústica da voz, ressonâncias da voz no corpo e fora dele, a busca do sentir e dar sentido, através de vivências práticas sensório-motoras. A oficina também provoca cada participante a se colocar no palco e encarar o público, apresentando o seu processo investigativo de colocar a voz em cena”, explica Raquel Coutinho. A oficina integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. É preciso fazer a inscrição previamente (gratuita) pelo telefone (31) 3343-7317, pois as vagas são limitadas.
Sexualidade na terceira idade
A sexualidade na terceira idade é considerada um tabu? Segundo um levantamento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, as pessoas com 60 anos ou mais têm, em média, uma relação sexual por semana. Não só como uma forma de prazer, o sexo também faz bem para o sistema circulatório, para o coração e ajuda a diminuir o nível de estresse. Para debater sobre o assunto, a jornalista Patrícia Pinho recebe a terapeuta ortomolecular Cilicia Abjaud, e o sexólogo especialista em terapia sexual Rodrigo Torres. Na bancada, a edição mostra o trabalho da artesã Marilene Sônia de Carvalho. O programa vai ao ar hoje, às 13h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Ouça a rádio de Minas