Você já agradeceu hoje?

David Braga*
Hoje é a minha coluna 100 aqui no DIÁRIO DO COMÉRCIO. Semanalmente com os meus artigos, busco trazer temas relevantes e que impactarão não apenas a sua vida profissional mas também pessoal, afinal já sabemos que não há como dissociar estes dois mundos, não é verdade? Somos seres integrais e não tem como você ser excelente dentro da empresa e ruim dentro de casa. E claro, nesta centésima coluna, gostaria de agradecer a você que me acompanha e aproveito para trazer um tema de extrema relevância em nossa vida: a gratidão!
Você sabia que a gratidão é extremamente importante para o bem-estar emocional e mental de uma pessoa? A sua prática envolve reconhecer e apreciar as coisas boas da vida mesmo que sejam pequenas ou simples. É também um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom e a identificar fatos positivos que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas. Você já parou para agradecer a Deus por tudo que tens? Se está lendo este texto, no mínimo, tem um belo motivo para ser grato (a): você está vivo(a)!
Praticar a gratidão melhora o bem-estar emocional, pois ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, além de intensificar a felicidade e o contentamento geral. E se estamos trabalhando cada vez mais nessa louca e corrida vida, reduzir o estresse é extremamente importante. Concorda? Além disso, a gratidão faz bem para a saúde física, tem sido associada à melhoria na qualidade do sono, no sistema imunológico e na saúde cardiovascular. Outro benefício é que aprimora nossos relacionamentos já que, quando expressamos gratidão a outras pessoas, consequentemente fortalece os relacionamentos e há um aumento na sensação de conexão e pertencimento.
Se você parar e analisar perceberá que os profissionais exitosos em suas carreiras são, usualmente, pessoas gratas. Com isso, constroem uma rede de conexões fabulosas. Afinal de contas, é tão bom estarmos próximos de pessoas assim, não é verdade?
Praticar a gratidão ajuda à superação. Este sentimento pode mudar a perspectiva em relação a situações desafiadoras além de ajudar a encontrar o lado positivo em momentos difíceis. Gratidão também pode promover a resiliência, algo muito buscado pelas empresas em seus colaboradores. Isso porque a gratidão ajuda a desenvolver a resiliência emocional, tornando as pessoas mais capazes de lidar com situações estressantes e adversidade. A gratidão é também um tema recorrente inclusive na Bíblia, que nos proporciona diversos aprendizados.
Por outro lado, um dos piores defeitos que uma pessoa pode ter é a ingratidão. Saiba que essa postura afeta totalmente a sua credibilidade, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. É um comportamento que pode causar decepção, desilusão e tristeza naqueles que esperavam ser reconhecidos ou valorizados por seus esforços ou ajuda. Algumas das causas da ingratidão podem incluir egoísmo, falta de empatia, desconsideração, desrespeito e falta de consciência sobre os esforços ou sacrifícios feitos pelos outros.
Cada vez mais temos uma vida acelerada, em meio ao estresse, cobrança por resultados e a famosa falta de tempo. Porém, nada disso é desculpa para não sermos agradecidos. Mesmo porque pessoas gratas são muito mais felizes, uma vez que sabem valorizar tudo o que já possuem ou receberam.
Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, atestou por meio de suas pesquisas como a gratidão reduz as emoções tóxicas das pessoas e proporciona o aumento da felicidade. Segundo os estudos, ao sermos gratos liberamos no organismo um neurotransmissor conhecido como dopamina, que gera dentro da gente uma onda interna de bem-estar e prazer. Emmons é autor do best-seller “Agradeça e Seja Feliz”!
E já que a vida é curta – ou um sopro, como sempre falamos –, é sempre importante pararmos um momento durante o dia simplesmente para agradecer o que temos: a família, a saúde, nosso lar, nosso emprego e, inclusive, nossos desafios. Então, eu te pergunto: pelo que é mais grato em sua vida?
*É CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent
Ouça a rádio de Minas