CURTAS AGRONEGÓCIO | 26/04

Vacinas contra a febre aftosa
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) publicou, em 21 de abril, a Portaria nº 2.223 que estabelece os critérios de credenciamento de estabelecimentos comerciais e laboratórios para armazenamento e comercialização de vacinas contra febre aftosa em Minas Gerais. Desde 31 de março de 2023, o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa em Minas Gerais foram proibidos pelo Ministério da Agricultura. De acordo com a responsável pela fiscalização de produtos de uso veterinário do IMA, médica veterinária Patrícia Prata Maluf, considerando a possibilidade de comercialização para outras Unidades da Federação onde a vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa continua ocorrendo, a portaria do IMA abre possibilidade de credenciamento de estabelecimentos comerciais e laboratórios interessados. O imunizante não poderá ser vendido para produtores de Minas Gerais, já que a vacinação contra a febre aftosa no Estado está proibida.
Festival da Goiaba
Se Minas é conhecida como a terra do queijo, é destaque também pela goiabada. Dois ingredientes que formam a perfeita combinação de sobremesa no Brasil. Para celebrar a colheita da fruta que dá origem ao doce e outros produtos, Rio Acima promove de 28 de abril a 1º de maio o Festival da Goiaba. A cidade, localizada a apenas 39 quilômetros de Belo Horizonte, espera receber 40 mil pessoas na Praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos, nos quatro dias de festa. No local, serão instaladas 50 barracas da fruta in natura, de doces, licores, bolos, geleias, sorvetes e até ketchup feitos com goiaba, além de cervejas e muito artesanato. E mais: o público poderá curtir shows gratuitos de músicos regionais e nacionais, atrações como Fundo de Quintal, Revelação, Lô Borges e 14 Bis.
Tour técnico na Expozebu
Para o produtor do Brasil e do exterior, viajar à capital do zebu durante a maior feira de pecuária zebuína do mundo é também uma oportunidade para aprender sobre a forma como os processos são realizados em fazendas-referência, localizadas em Uberaba. Para proporcionar novos conhecimentos aos visitantes da ExpoZebu, produtores de leite, a ABS programou um farm Tour pela Fazenda do Basa Via Lactea Agropecuária SA, uma potência de genética Gir Leiteiro. “Os produtores vão ver de perto as doadoras, as progênies e os touros”, destaca o coordenador de Produto da ABS, Fernando Rosa. A Expozebu deve atrair a Uberaba um público superior a 400 mil pessoas. A abertura oficial está prevista para o sábado (29), às 10h. Informações em expozebu.com.br.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas