Variedades

CURTAS VARIEDADES | 28/04

CURTAS VARIEDADES | 28/04
Crédito: Freepik

Festur em Ouro Preto

A 3ª edição do Festur – Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto – será realizada de 1º a 3 de junho, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O festival contará com áreas para exposição de produtos e serviços, palestras, oficinas, rodada de negócios, mesas redondas, cursos e treinamentos, shows e espaço gourmet. Segundo a coordenadora do evento Cássia Neves, em 2022, o evento recebeu 72 expositores de diversas regiões de Minas e de outros estados brasileiros, além de 11 destinos internacionais que buscaram o evento para promover o Brasil, bem como divulgar Minas Gerais no exterior. Com o tema “Turismo Criativo, Turismo Inteligente”, o Festur em 2023 propõe fomentar negócios investindo em espaços segmentados específicos para nichos do turismo, cultura, sustentabilidade e inovação. O evento é uma realização da entidade Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention e Visitors Bureau, com produção da CM Business Hub.

“Salve o Patrimônio Cultural”

Hoje, às 15h, o Memorial Vale recebe a mesa de debates“Salve o Patrimônio Cultural”, que faz parte da programação do fHist – Festival de História, que nasceu em Diamantina em 2011 e tem edições que são realizadas a cada dois anos. O Festival de História é um evento aberto ao público em geral, gratuito, com a missão de contribuir para a popularização dos temas históricos no País. Nessa versão especial, o fHist faz um convite à reflexão sobre o legado dos 200 anos de Independência e os desafios do presente, resgatando histórias não contadas e que foram apagadas da memória nacional em razão de problemas que persistem na nossa sociedade, como o racismo, o machismo, o genocídio indígena e a criminalização da pobreza. A mesa de debate “Salve o Patrimônio Cultural” terá a participação de Leandro Grass, presidente do Iphan, e Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, com a mediação de Wagner Tameirão, gestor do Memorial Minas Gerais Vale.

Dia Internacional da Dança

No dia 29 de abril comemora-se o Dia Internacional da Dança, data instituída no ano de 1982 pela Unesco. Em abril também é celebrado os 45 anos da Compasso Academia de Dança. Com o intuito de agregar essas datas especiais, a instituição convidou os artistas visuais Marcia Charnizon, Ana Ligeiro, Angelina Camelo, Ciça, Érica Lorentz, Estevão Machado, Eula Teixeira, Gilmara Oliveira, Gui Cunha, Juliana Sícoli, Luciana Hermont , Mariana Marinato, Paola Teixeira e Rodrigo Mogiz – para participarem da exposição “A arte está na dança e a dança está na arte”, que acontecerá a partir de amanhã e até 1º de maio nas dependências da escola (rua Padre Odorico, 48, São Pedro), com entrada gratuita, de 10h às 17h. O tema proposto para os artistas foi justamente a dança, com inspiração em ícones como Degas e Matisse. Fundada em 1978, a Compasso Academia de Dança se dedica ao ensino e à formação profissional. Atualmente, é dirigida por Carolina Vieira, Érica Lorentz e Lúcia Vieira (sócia fundadora).

Cia. Burlantins apresenta “Herança”

O teatro Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244, 5º andar, Lourdes) será palco para as apresentações de “Herança”, espetáculo da Cia. Burlantins dirigido por Grace Passô, hoje e amanhã, às 20h, e no domingo, às 19h. A idealização de trazer a temática herança, juntando Mauricio e Júlia Tizumba, vem do escritor e dramaturgo Pedro Kalil, organizador do livro “De Camarões: veredas de Mauricio Tizumba”. O espetáculo cênico-musical comemora os 50 anos de carreira do ícone da cultura afro-mineira, Maurício Tizumba. Ele divide a cena com Júlia Tizumba e Sérgio Pererê. Rosa Moreira, irmã de Tizumba, faz participação especial. Dirigidos pela premiada Grace Passô, o trio explora em cena a busca e resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e estão disponíveis em burlantins.com.br/heranca.

Terceiro álbum da banda Melim

Hoje, às 21h, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes será palco do show de lançamento de “Quintal”, o mais recente álbum da banda Melim, que apresenta 17 faixas inéditas, incluindo parcerias com grandes nomes da música nacional: Vitor Kley, Natiruts, Duda Beat e Emicida, além da faixa bônus, “Mais Que Ontem”, com Vitão. Donos de diversas músicas de sucesso no Brasil, os irmãos Rodrigo, Diogo e Gabi se aventuram na música desde cedo. Uniram-se para cantar em um festival e, desde então, nunca mais se separaram. Em apenas sete anos de carreira, o grupo já recebeu 16 certificados de sucesso, incluindo um Disco de Diamante Triplo pelo hit “Meu Abrigo”. O single faz parte do álbum de estreia autointitulado do trio, lançado em 2018, que também conta com os singles “Ouvi Dizer” e “Dois Corações”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas