Opinião

Não sabote sua carreira!

Não sabote sua carreira!
Crédito: Carol Semino

David Braga*

Com a acelerada vida que levamos, conseguir agenda liberada tem sido uma tarefa quase que hercúlea para muitos. Todavia, sempre que possível, é importante e prudente parar e analisar nossa rotina, o que queremos mudar e, então, viabilizar esse processo. Afinal, são nesses momentos que promovemos reflexões em relação à nossa existência e ao que queremos dela, além de iniciarmos um genuíno processo de transformação interior. Mahatma Gandhi já dizia que “você precisa ser a mudança que quer ver no mundo”.

Evidentemente, todos nós somos seres humanos, cheios de sonhos, desejos, incertezas, potencialidades e até mesmo com pontos a melhorar. É exatamente aí que mora a beleza da vida. Se fôssemos perfeitos, qual seria a nossa motivação para buscar, constantemente, a melhoria contínua e a nossa melhor versão? Portanto, o autoconhecimento é o primeiro passo para quem quer ter paz, equilíbrio e êxito. Isso é válido não apenas para o âmbito pessoal como também para o profissional. Afinal de contas, ao se conhecer bem. você entende de forma mais precisa aquilo que te agrada, o que te irrita, o que acessa sua melhor parte ou o que te prejudica.

Aqui, é preciso também falar sobre o ego e a falta de autopercepção. Não é pequena a lista de profissionais que acreditam que são gerentes, diretores e presidentes. Ninguém é, mas, sim, está momentaneamente. “Num piscar de olhos”, por uma decisão da corporação ou devido a uma crise de mercado, por exemplo, você pode estar desempregado. E então? Quem é você na essência? Com certeza, alguém que vai muito além da empresa na qual trabalha.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Sabe quando criamos de maneira consciente ou inconsciente obstáculos e empecilhos na hora de realizar alguma tarefa ou buscar nossos objetivos? Então! O nome disso é autossabotagem e ela é mais comum do que você imagina! Não é algo intencional mas, muitas vezes, ocorre de forma repetitiva e acaba prejudicando sua vida, seja no âmbito profissional, seja no pessoal. Os comportamentos de autossabotagem mais comuns são a procrastinação, a automedicação, o consumo excessivo de álcool, além de comer exageradamente.

Pense comigo: por que você está realmente adiando ou evitando determinada situação? Depois de entender o que tem te atrapalhado, poderá tentar desafiar essas crenças e esses medos ocultos. E, como digo constantemente, em minhas colunas, o autoconhecimento é primordial para tomar essa atitude, pois, para superar a autossabotagem o primeiro passo é reconhecer um padrão, ou seja, aquilo que se repete em sua vida. Você costuma se atrasar sempre? Sabota a própria dieta ou a academia de musculação? O que faz frequentemente que te prejudica? No ambiente de trabalho, você vive reclamando da empresa ou do seu líder?

 Após essa reflexão, é preciso entender se existe algum pensamento negativo dentro de você e que te leva a essas ações. Ao identificá-lo, é possível reprogramar esses sentimentos e traçar metas, além de criar caminhos para conquistar o que deseja. Segundo o psicólogo Stanley Rosner, coautor do livro “O Ciclo da Autossabotagem”, “a maioria dos comportamentos autodestrutivos estão fora do domínio da consciência”.

Portanto, ao perceber uma ação de autossabotagem, faça algumas perguntas a você mesmo. Por exemplo: o que eu ganho agindo assim? O que eu perco se parar de agir assim? O que acontece se eu não tiver mais essa desculpa para não dar certo? As respostas podem ser surpreendentes!  A pessoa que se boicota deve enfrentar a si mesma, pois somente passando por obstáculos é que nos tornamos mais corajosos e encontramos a nossa verdadeira força interior. É com protagonismo, transparência e leveza que poderemos alcançar uma vida mais plena.

Somos CPF e, não, CNPJ. Por isso, cabe a cada um ter clareza do que quer para a vida e agir em prol dessa determinação. Como sempre escutamos, especialmente quando alguém morre, “a vida é um sopro”, e, quando nos damos conta, passaram-se meses, anos e até décadas. Assim, é importante nos policiarmos e analisarmos com frequência se estamos alimentando nossos defeitos ou nos sabotando. A melhoria contínua é de vital importância. Protagonismo é a palavra de ordem, principalmente para aqueles que querem ter relevância e  querem promover um legado genuíno e de impacto onde estiver. 

* CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; é Conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas