Mais planejadores, mineiros devem gastar R$ 200 em média com Dia das Mães

Os consumidores mineiros devem gastar, em média, R$ 200 com o presente do Dia das Mães. Neste ano, o tíquete-médio indica uma estabilidade frente ao mesmo período de vendas do comércio em 2022. A informação serve como orientação aos lojistas, que podem planejar ações direcionadas aos interesses dos clientes na segunda principal data para o varejo.
Divulgada nesta quinta-feira pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), a pesquisa também mostra que 62,9% dos mineiros preferem se planejar antes de efetuarem suas compras. Além disso, 66% afirmam que vão presentear as suas mães neste ano.
Ainda sobre a intenção de compra, o levantamento revela que 37,1% não veem a necessidade de pesquisar preços do presente ideal.
Aumento dos preços é sentido pela maioria dos consumidores
De acordo com a apuração da federação, 74,3% dos consumidores notaram um significativo aumento nos preços dos produtos nas vitrines e gôndolas. Já para 22,9% dos entrevistados, os preços permanecem os mesmos de 2022 e apenas 2,8% consideram que os valores diminuíram.
Já entre as principais opções de compra, estão os presentes do setor de cosméticos e perfumaria, que representa 26,9% da intenção dos entrevistados. Em segundo lugar, as flores, com 23,1% das intenções, é o presente ideal neste ano. Na sequência, aparecem os produtos de vestuário com 19,2% e calçados com 11,5%.
“O interessante é que os mineiros também informaram na pesquisa que voltaram a experimentar novas marcas”, afirma o analista de Mercado da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva. Segundo ele, essa experimentação ocorre com o intuito de reduzir o valor do consumo e otimizar o orçamento do lar.
Ouça a rádio de Minas