ABCZ e outras 14 entidades formam frente para trabalhar pelas demandas dos criadores

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) reuniu, na sexta-feira (5), quatorze associações que representam criadores de raças detentoras de registros bovinos, com o objetivo de discutir a criação da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (Fabb).
“O grupo de trabalho é uma iniciativa inédita para assegurar oportunidades mais amplas de participação em assuntos de interesse da pecuária nacional, como a agilidade na liberação de touros em central”, destacou o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
Os vice-presidentes da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges e Ana Cláudia Mendes de Souza, ressaltaram a importância de reunir entidades que atuam para o aumento da produção de carne e leite no País.
E o superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, lembrou de como a ação conjunta vai refletir na representatividade das raças. “Estou muito feliz com a oportunidade de criar um canal de comunicação, porque existe assimetria nas decisões. Elas se diluem no corpo do Ministério e esse tratamento coletivo vai ser muito importante, já que, no primeiro momento, vamos nos conhecer para saber onde convergir e onde nos respeitar nas peculiaridades das raças”, reforça.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Durante o encontro, foram apresentadas propostas de alinhamento de demandas de ordem técnica, política e de comunicação em favor dos produtores. Em pauta, definições sobre atribuições de cada representante e vigência de atuação.
A ABCZ será a primeira entidade a coordenar a Fabb. Após o primeiro ano de trabalho, a responsabilidade da liderança passará para a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Para o Presidente da Girolando, Domício Arruda, o caminho do fortalecimento das entidades passa pela união. “Temos pautas urgentes, outras surgirão e, se estivermos organizados, vamos enfrentar melhor os desafios”, pontuou.
Também companharam a reunião representantes da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O próximo encontro deve acontecer no dia 7 de junho, na Megaleite, em Belo Horizonte (MG).
Ouça a rádio de Minas