Opinião

Desafie-se e tenha credibilidade

Desafie-se e tenha credibilidade

David Braga*

Se você quer ser um profissional de sucesso, uma coisa muito importante a saber é que precisa sempre se desafiar e questionar o que tem feito. Segundo Warren Bennis, que foi presidente e fundador do Instituto de Liderança da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, “o gestor aceita o status quo, enquanto o líder o desafia”. Vale destacar que não é necessário, especificamente, liderar pessoas para ser um líder. A primeira pessoa que devemos liderar somos nós mesmos!

Indivíduos que não gostam da “zona de conforto” confrontam o processo, pois, para eles, os desafios são responsáveis por sua evolução e desenvolvimento. Quando veem um obstáculo em sua frente, pensam que é uma oportunidade de mudar e criar novos caminhos. Os líderes são aqueles que se permitem superar seus limites, gostam de ter as habilidades testadas e, assim, acabam servindo como exemplo para os demais da equipe.

O verdadeiro líder inspira crescimento, evolução, desenvolvimento e ações positivas em seus liderados. Em um contexto em que as pessoas buscam cada vez mais por propósito, eles atuam como mentores, direcionando os colaboradores para que sejam melhores do que eram ontem. Para isso, também devem procurar essa evolução contínua. Mas é preciso lembrar que não são apenas os líderes que devem estimular o crescimento e evolução – você também precisa agir com protagonismo em sua vida e direcionar qual caminho quer percorrer.

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Além disso, se você quer ser um profissional de destaque, é essencial estar atualizado sobre as tendências, ou seja, saber para onde caminha o mercado e o setor no qual trabalha. E, sobretudo, se gerenciar pessoas, é importante gostar de pessoas, interagir com elas e ser alguém que estimule os demais. Um líder não anda em caminhos já percorridos, mas cria os seus próprios, motiva os outros e os engaja na construção de novos sonhos.

Portanto, esteja atento, porque é muito importante que você se desafie constantemente. Somente dessa forma, se tornará alguém melhor. E se lembre de buscar também o autoconhecimento, para entender quais são as suas potencialidades e os pontos a melhorar, diante das suas competências e habilidades, as tão faladas soft skills. Isso o auxiliará a entender mais sobre você, o que contribuirá para que possa até influenciar e ajudar mais pessoas ao seu redor.

Desafiar-se também é um caminho para construir sua marca profissional constantemente. É provável que você já tenha escutado a famosa frase: “Não adianta ser; tem que parecer”. Essa expressão nunca esteve tão atual dentro das organizações e vale, especialmente, para aqueles que desejam ter êxito profissional e pessoal.

Quem não gosta de ser atendido por alguém bem vestido, cabelo bem cortado ou com uma boa maquiagem? Em uma reunião, presencial ou on-line, se deparar com pessoas que nitidamente cuidam de sua imagem? Claro que, aqui, estou comentando apenas questões exteriores de autocuidado, e ninguém melhor do que você para saber o que te agrada. Nunca foi tão importante abordar a diversidade e ser, genuinamente, quem somos. Por outro lado, é também essencial que o conteúdo – ou seja, a sua essência – esteja bem calibrada. Afinal, nós transbordamos o que temos dentro. E, como você já sabe, empatia, leveza, cordialidade e postura são fundamentais para criar conexões e relações.

Portanto, tanto nas mídias sociais quanto no mundo real, preocupar-se com a imagem é fundamental, principalmente para alcançar mais destaque profissional. E lembre-se de que a sua imagem está, muitas vezes, conectada à credibilidade.

É por isso que digo, constantemente, que é preciso vestir-se para a posição que deseja e, não, para a que você trabalha atualmente. Com essa visão de futuro, você começa a se posicionar desde já. Porém cuidado com os exageros e a informalidade excessiva, quando o ambiente pede mais sofisticação.

O modo como as pessoas te percebem é tão importante que pode até lhe garantir novas posições no mercado de trabalho ou se tornar um obstáculo. Sabia disso? Veja bem: você recomendaria uma pessoa mal-humorada para uma área de vendas, por exemplo? Alguém que sempre está irritado, para alguma posição? E aquele profissional que não tem o mínimo de cuidado com a própria imagem? Então, esteja sempre atento ao que você quer comunicar com seu visual e de que maneira tem sido percebido pelos amigos, familiares e colegas de trabalho.

Vale ressaltar que, ao atuar em uma empresa, você passa a representar uma marca. Portanto, analise se essa marca se conecta aos seus valores e aos seus propósitos. Se não tiver aderência, como ser autêntico e feliz no ambiente de trabalho? Pense nisso!

* CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

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