Opinião

Logísticas eficientes no agro brasileiro

Logísticas eficientes no agro brasileiro
Foto: Reuters/Paulo Whitaker

Benjamin Salles Duarte*

O território brasileiro abrange 851,04 milhões de hectares, sendo o 5º continente maior do mundo, com suas biodiversidades e diversos tipos de solos e climas que, entre outras exigências tecnológicas, permitem que os produtores rurais possam plantar e criar o ano inteiro, e mesmo no semiárido se houver a adoção de boas práticas de agricultura irrigada, em níveis de campo, e considerando um universo potencial de 5,076 milhões de estabelecimentos agropecuários, dos quais 607,5 mil em Minas Gerais.

A agricultura irrigada brasileira ocupa uma área de 8,2 milhões de hectares num potencial de até 60 milhões abrangendo os diversos processos de irrigação numa perspectiva de tempo, e com tecnologias poupadoras dos recursos hídricos, através da capacitação dos irrigantes! Portanto, são cenários produtivos que ofertam conjuntamente milhões de toneladas anuais de grãos, cereais, oleaginosas, frutas, hortaliças, proteínas nobres!

E mais, os cenários rurais demandam inovações tecnológicas geradas pela pesquisa, sendo consideráveis os conhecimentos científicos já embarcados na agropecuária, energia limpa, máquinas e equipamentos, armazenagens, e na gestão mais eficiente dos estabelecimentos agropecuários.

As malhas rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias não apenas transportam centenas de insumos indispensáveis para o complexo universo rural brasileiro, como também movimentam os produtos agrossilvipastoris, através das logísticas reversas, para abastecer os centros urbanos, cumprir os compromissos de exportações e desenvolverasegurança alimentar.

Somam-se o trânsito de mercadorias, produtos e serviços por vias internas, e até chegar aos portos, que recebem anualmente milhões de toneladas de fertilizantes do exterior e desembarcando 45,2 milhões de toneladas em 2021 (85%)(Anda).Além disso, avançam as pesquisas sobre o pó de rocha (rochagem) e seus usos na agricultura. Somente em janeiro/fevereiro de 2023 foram importados 6,04 milhões de toneladas de fertilizantes.

Vale salientar, como logística marítima, entre outras, que o maior navio graneleiro do mundo é o chinês Lan Hua Hai, que pode transportar 1,5 milhão de sacas equivalentes de milho ou 90 mil toneladas de grãos(Google) ou 15 mil hectares cultivados, com produtividade média de 6 toneladas de milho/hectare. O que podem esconder os dados? No Brasil, estima-se que 65% de todas as cargas transportadas, incluindo grãos, são por rodovias, o que aumentam os custos operacionais, com perdas de até 13% nos grãos transportados. Contudo, o sistema ferroviário brasileiro soma 30 mil km, e recebe novos investimentos públicos (Pró Trilhos), que passa por Minas Gerais, e outros não governamentais, sendo que nos EUA atinge 293,5 mil km; China, 124 mil; Rússia, 87,1 mil; Canadá, 77,9 mil; Índia, 65 mil; e Austrália, 36,9 mil km (Google).

O preço do frete rodoviário brasileiro aumentou 13% no primeiro trimestre de 2023 por km rodado (IFR), e pressionando os custos na movimentação de mercadorias. Assinale-se também que 26 rodovias federais (BRs) passam pelo território mineiro, que é geograficamenteestratégico!

Além disso, Minas Gerais tem 240,5 mil km de estradas vicinais rurais a exigirem vultosos investimentos em conservação e por onde transitam pessoas, mercadorias, insumos, inovações, produção agropecuária e muito barro nas chuvas e muita poeira na seca. Além disso, a eletrificação rural, eficiente, é um “insumo” indispensável à agroeconomia e ao bem-estar social no campo.

Existem bons exemplos de conservação, inclusive com a construção das bacias de capitação de chuvas no Estado. Pesquisas acadêmicas também mostram o crescimento do uso de motocicletas, entre os cenários rurais e as cidades de MG, principalmente no interior. A Embrapa fez 50 anos em abril/2023, e sem demérito de outras instituições de pesquisa agropecuária atuantes no Brasil. Por outro lado, o Brasil poderá atingir 400 milhões de toneladas de grãos nos próximos cinco anos se houver pesquisas, mercados, adoção de inovações pelos produtores rurais, logísticas eficientes, consumo interno e exportações crescentes!

*Engenheiro agrônomo

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