Agronegócio

Espírito Santo tem primeiros casos da doença confirmados no País

Espírito Santo tem primeiros casos da doença confirmados no País
Crédito: REUTERS/James Akena

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou ontem a detecção dos primeiros casos do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – H5N1 em duas aves silvestres no litoral do Espírito Santo.

Na última quarta-feira (10), o Serviço Veterinário Oficial (SVO) iniciou a investigação de suspeita após notificação recebida pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (ES). Foram resgatadas duas aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando), uma na cidade de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Material para diagnóstico, amostras biológicas foram colhidas pelo SVO e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), que confirmou se tratar de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) de subtipo H5N1. Esses foram os primeiros casos de IAAP registrados no Brasil.

O Mapa destacou que a notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países membros da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Atualmente, o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais

A depender do cenário  epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo Mapa e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária. As ações de comunicação sobre a doença e as principais medidas de prevenção estão sendo intensificadas.  É preciso a imediata notificação de casos suspeitos da doença e o reforço das medidas de biosseguridade na produção avícola, incluindo orientações aos diferentes segmentos da sociedade tanto no meio rural quanto urbano.

O Mapa alerta a população que ao sinal de aves doentes é preciso acionar o serviço veterinário local ou fazer a notificação pelo  e-Sisbravet. Não se deve tocar e nem recolher as aves doentes.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa já notificou a OMSA.  O ministro Carlos Fávaro declara estado de alerta para aumentar a mobilização e  aumentar a vigilância sobre a pandemia de IAAP. (Mapa)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas