Opinião

Torne-se atraente aos headhunters

Torne-se atraente aos headhunters

David Braga*

Um headhunter – ou “caça-talentos”, como é popularmente conhecido – está, diariamente, em busca de profissionais diferenciados, estejam eles empregados ou disponíveis no mercado. Ele pode ser a sua oportunidade para uma nova posição em outra empresa. Porém, em meio à multidão, como se destacar e atrair a atenção de um headhunter?

A primeira coisa que você precisa ter é um bom relacionamento com o mercado, o famoso networking. Para isso, deve se atualizar e ser visto constantemente. E existem várias maneiras de buscar essa visibilidade, como, por exemplo, participar ativamente de congressos e eventos dentro do seu setor. Da mesma forma, é importante avaliar como está seu posicionamento nas mídias sociais. O mundo digital pode apoiá-lo nesse processo. Torne-se referência em determinados assuntos, pois, assim, as pessoas começarão a lembrar e a recomendar você.

Outra dica importante é ser agradável no primeiro contato com um headhunter. Passe as informações necessárias e construa uma relação de confiança, mesmo que você não esteja em busca de uma nova posição no mercado. Entenda que a maneira como você trata esse momento poderá afetar diretamente a sua credibilidade – positivamente ou não. Lembre-se de que, se alguém te ligou, presume-se, no mínimo, que foi feito um estudo anterior sobre sua carreira. Logo, a ideia é um bate-papo inicial para encaminhá-lo a uma entrevista mais detalhada, seja presencial, seja por vídeo. A partir daí, será possível, para você, obter mais informações sobre o processo seletivo e demais questões relevantes para uma tomada de decisão.

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Sobre as mídias sociais, um questionamento é fundamental: você já tem o LinkedIn? Se não está nessa rede, aconselho a entrar e, mais do que isso, a usá-la! Ela é, hoje, uma das ferramentas on-line muito utilizada, entre diversas finalidades, também para a busca de profissionais de diversos níveis hierárquicos. Deixe o seu perfil acessível, contendo seu e-mail e celular, e procure sempre aceitar os convites de pessoas que atuam com contratação. Afinal, se elas estão te acessando, há algum motivo; não é mesmo?

O mercado de trabalho, constantemente, demanda profissionais atualizados, diferenciados e bem informados em relação às melhores práticas e tecnologias. Para isso, é importante se capacitar, permanentemente, com boas formações, incluindo idiomas.

Como diria o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”. Logo, é importante lembrar que um aspecto cada vez mais requisitado nos processos seletivos é o idioma inglês. E acredite: ainda hoje esse é um aspecto que tem tirado muitos profissionais, do estagiário ao presidente, de uma bela nova oportunidade de emprego.  Isso porque grande parte das empresas busca pessoas com nível avançado ou fluente.

Em um processo seletivo, quando perguntam se você fala inglês, a expectativa é de que, no mínimo, tenha pleno domínio e comando para a condução de uma reunião, sem erros gramaticais ou de concordância. Portanto, nunca minta sobre essa questão, pois poderá ser testado e ficará muito feio se o entrevistador detectar que você não fala e ainda fez com que ele perdesse tempo te entrevistando. Então, esteja preparado para uma conversa em inglês. Se você fala, não será problema. Mas recomendo uma atualização e algumas práticas, antes da entrevista.

 Sabia que apenas 3% dos brasileiros conversam fluentemente em inglês, segundo pesquisa recente do British Concil? Baixíssimo esse número; não é verdade? Logo, meu conselho é, antes de se preocupar com o futuro, se atente ao presente e ao que é necessário hoje. Somente com foco, conquistará destaque no ambiente corporativo. E, sem esse segundo idioma, te garanto que sua carreira ficará paralisada.

Mesmo que você não tenha dinheiro para fazer um curso de inglês no exterior, é possível estar no Brasil e estudar, de maneira gratuita, pela internet. Quem quer faz; não espera acontecer! Eu mesmo conheço várias pessoas que nunca saíram do país e falam outra língua fluentemente. Assistir a seriados em inglês e com legenda em português também é uma boa dica para praticar, além de buscar ler livros nesse idioma. Sendo assim, procure melhorar seu inglês constantemente. Saiba que isso será um grande diferencial profissionalmente.

No mais, com crise ou em mercado em crescimento, as empresas sempre irão demandar profissionais competentes e que tragam diferenciais e resultados em suas posições. Por isso não se esqueça de buscar a melhoria contínua constantemente e de gerenciar qual a imagem você tem deixado nas pessoas, afinal de contas, quem não passa credibilidade, dificilmente é procurado pelos headhunters; concorda?

* CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

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