Movimento Minas 2032

Belpa se destaca com embalagens de luxo e recicláveis

Empresa coleciona mais de três mil clientes
Belpa se destaca com embalagens de luxo e recicláveis
A Belpa fabricou as caixinhas distribuídas em um grande evento realizado pela embaixadora do Reino Unido | Crédito: Divulgação/Belpa Embalagens

Você já ouviu falar em enxoval de embalagens? Ao pensar em um embrulho, logo vem à nossa cabeça itens como caixas, sacolas e papéis. Mas e se essa gama for maior e incluir tags, papelaria, fitas, aromas, lacres, aviamentos e outros itens, todos personalizados? Aí o que se tem é uma experiência completa para clientes e consumidores. E é isso que a mineira Belpa Embalagens faz.

Fundada há mais de 35 anos, a empresa nasceu a partir de embalagens feitas, despretenciosamente, por Izabel Mendes, para uma festa em Milão. Desde então, caiu no gosto de lojas, companhias e instituições que apostam no encantamento que a entrega de um produto pode causar.

Hoje já são mais de 3 mil clientes, um portfólio com mix de produtos, quase 300 funcionários entre os diretos e os terceirizados e três empresas que fazem o negócio acontecer. Ao todo são três galpões localizados na capital mineira, dos quais dois estão no Concórdia, região Nordeste da cidade, e um no bairro São Luís, na Pampulha.

Clientes

Já entre os clientes, nada mais nada menos que Banco do Brasil, ArcelorMittal, Anglo Gold, Fiat, Gold Wine, Bel Piazon, Arezzo, Iorane, Silvia Barros, Coca-Cola e muitos outros.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo a CEO da Belpa, Izabel Mendes, enquanto os concorrentes comercializam embalagens, a Belpa se tornou uma empresa genuinamente de embalagens, “mas que vende encantamento”. Para isso, a marca aposta em diferenciais como produtos de luxo, sustentáveis e o carro-chefe: enxoval de embalagens.

“Você me fala o que precisa e quer e criamos o que você realmente vai usar. Porque você não vai usar só a sacola, vai precisar da seda, da etiqueta, da fita… Por isso eu criei o enxoval”, enumera.

O nosso cliente fala o que precisa e quer e na Belpa criamos o que ele realmente vai usar, revela Izabel Mendes | Crédito: Divulgação/Belpa Embalagens

Belpa Embalagens agora é Belpa&Co

No atual modelo de negócio, mais de 90% dos itens comercializados pela Belpa são produzidos pela própria empresa e o restante (8%) por parceiros, cuja Belpa possui participação nas operações. Essa complementaridade acontece por meio de joint ventures formadas a partir da junção das companhias. Esses braços hoje estão localizados em Mogi das Cruzes (SP) e Blumenau (SC).

Além disso, ela conta que das oito etapas do processo produtivo, facções são responsáveis por duas. Que no caso da empresa são exclusivas. “Essas empresas prestam serviços de forma exclusiva para mim, por meio de arrendamento”, revela.

E tudo tem sido tão promissor que a empresa acaba de dar mais um importante passo com o rebranding da marca. De Belpa Embalagens para Belpa&Co. A executiva explica que as escolhas para o novo posicionamento visam mostrar a força do negócio e ampliar ainda mais as fronteiras no mercado internacional.

“Tenho especialização em posicionamento de marcas e de imagem e busquei aplicar na Belpa. Queríamos modernizá-la e colocá-la no padrão europeu. Hoje já exportamos para oito países e estamos chegando na Austrália. Além disso, atendemos todos os estados do Brasil”, diz.

Produtos 100% sustentáveis

E como se não bastasse todos esses diferenciais, há ainda o quesito sustentabilidade. Neste sentido, a Belpa trabalha com impressão UV, com tinta à base de água e não thinner. Ou seja, uma impressão 100% sustentável.

Nos últimos oito anos, a empresa testa a impressão com esta tecnologia em toda sua linha, mas o custo elevado ainda é um impeditivo. De toda maneira, alguns orçamentos já chegam exigindo produtos 100% ecológicos e a Belpa tem para oferecer. Atualmente, mais de 60% do portfólio é 100% ecológico e sustentável e a empresa conta com o selo Eco Friendly

“Esse, inclusive, foi um dos motivos para termos sido escolhidos para fabricar as caixinhas distribuídas em um grande evento realizado em Brasília, pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, na celebração da coroação do Rei Charles III”, ressalta.

Concluindo, tamanha preocupação da Belpa com o meio ambiente está alinhada com o Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global. Liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO. A iniciativa propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas