O sorriso do líder

Cristiano Parreiras*
Um breve ensaio sobre liderança consciente e humanizada, Ron Gutman, em seu excelente TED Talk “O Poder Secreto do Sorriso”, nos ensina que o sorriso é uma linguagem universal. Exames ultrassonográficos mostram que sorrimos ainda no útero materno. Todos os povos, de diferentes raças e culturas, que habitam o nosso planeta têm esse hábito. Sorrimos para expressar emoções, especialmente relacionadas à alegria e à satisfação. É, portanto, uma expressão básica, biológica e regular dos seres humanos.
O sorriso é contagioso e, por essa razão, temos a tendência natural de sorrir quando os outros a nossa volta estão sorrindo. Através do sorriso somos capazes de identificar o estado emocional do outro. Nos comunicamos, portanto, através do sorriso.
Estudos indicam que sorrir, além de servir para expressar sentimentos, nos faz sentir melhor na medida em que reduz os níveis de hormônios que aumentam o stress como o cortisol, adrenalina e dopamina, enquanto aumenta os níveis de endorfina, melhorando o nosso ânimo e, até mesmo, reduzindo a pressão sanguínea.
Com um genuíno sorriso no rosto, demonstramos ser mais afáveis e corteses. O nosso sorriso, aos olhos do outro, comunica que estamos abertos a ele e às suas ideias. É, assim, uma forma de nos mostrarmos mais humanos e de destravarmos as portas para o exercício da empatia.
Todos esses benefícios do sorriso podem e devem ser utilizados no ambiente corporativo.
O movimento global Capitalismo Consciente tem como um de seus pilares basilar a liderança consciente. Para o movimento, o líder consciente é responsável por servir ao propósito da organização, gerando valor para todos os stakeholders da organização, cultivando uma cultura consciente de confiança e de cuidado. Esse líder é aquele que está focado em pessoas, oferecendo a elas um ambiente onde possam crescer e se desenvolver profissional e pessoalmente.
A liderança humanizada conduz a equipe para encontrar o propósito de suas atribuições, confere autonomia ao time, além de se colocar ao lado dos colaboradores no planejamento e na defesa de recursos para a execução das atividades. É também papel vital da liderança ampliar o olhar da equipe para tomar consciência do impacto positivo gerado pelo seu trabalho e pela organização, tanto para os seus clientes quanto para a sociedade em geral.
O líder consciente exercita diariamente a sua empatia e não teme em se mostrar vulnerável à sua equipe, pois tem conhecimento de que seu papel é criar condições para debates produtivos, sempre orientados para a busca da melhor solução para questões complexas.
Nesse cenário, o sorriso é um aliado importante da liderança contemporânea, na medida em que revela a sua humanidade e demonstra a sua empatia.
A equipe se identifica e se conecta de forma natural com líderes mais humanos, criando um forte engajamento e um senso de pertencimento. O sorriso é, assim, uma ponte que conecta o líder com o seu time, construindo a trama do tecido social da organização.
Ao sorrir o líder transmite para os seus colaboradores a mensagem de que é humano como eles, bem como que está ali para ouvi-los de forma genuína. O sorriso reduz distâncias e gera a confiança necessária para que o diálogo aconteça.
Reflitam. Quantas vezes uma reunião se tornou improdutiva em razão do chefe estar com cara de poucos amigos? Quantas novas ideias poderiam ter surgido naquele encontro se a liderança se mostrasse aberta e receptiva ao diálogo?
Saudar os colaboradores com um sorriso ao chegar ao escritório é uma ferramenta poderosa para aproximá-los, deixando-os confortáveis para trazer os problemas da área, bem como para apresentar novas ideias.
Um sorriso no meio de uma reunião tensa é a chave para reestabelecer a confiança do time na busca pela solução de um problema que, àquela altura, parecia insolúvel.
Ao final de um difícil encontro, um sorriso é o combustível para manter em alta a motivação da equipe na busca pela meta que está ficando distante.
O sorriso verdadeiro de um líder tem o poder de contagiar toda uma organização. A mensagem de empatia gerada pelo sorriso será prontamente disseminada por toda a cadeia hierárquica da organização, contribuindo de forma positiva para o bom clima organizacional.
Ao se perceber diante de uma liderança humanizada a equipe se vê em um ambiente psicologicamente seguro, no qual há espaço para expressar as suas opiniões. Um ambiente seguro abre espaço para inovação, bem como traz à tona problemas que estariam escondidos debaixo do tapete, impactando direta e positivamente na lucratividade, na produtividade e na longevidade da organização.
O verdadeiro e genuíno sorriso é, portanto, uma importante ferramenta de gestão corporativa, com o poder de comunicar o que muitas palavras não conseguem expressar.
Fica aqui o meu convite à liderança: Você já sorriu para a sua equipe hoje?
*Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Mineração Morro do Ipê e Embaixador Certificado do Capitalismo Consciente Brasil. Instagram – @rafaelecristianoparreiras e Linkedin – Cristiano Monteiro Parreiras
Ouça a rádio de Minas