Carreira em Foco

Ter profundidade traz resultados

Ter profundidade traz resultados

David Braga*

Com o avanço das digitalizações e após o uso das mídias sociais, temos um mundo de informações em nossas mãos. Evidentemente, isso nos dá ônus e bônus. Há inúmeros influenciadores que postam suas opiniões sobre absolutamente tudo. A imprensa tradicional, cada vez mais, compartilha o poder da informação com milhões de pessoas. O lado negativo disso é que são crescentes as chamadas fake news, como temos observado constantemente.

 E, em meio às polarizações que vivenciamos no dia a dia, antes muito presentes praticamente apenas nos contextos políticos ou religiosos, tal postura invadiu as empresas, especialmente em função do aumento da diversidade de profissionais, com repertórios, idades, propósitos e ideias completamente distintas. É uma verdadeira arena para conflitos.

 Em detrimento a todo esse contexto, é lastimável quando nos deparamos com pessoas que já não têm mais a capacidade de debater, discutir ideias ou mesmo serem contrariadas. Se falamos tanto em inovação nas organizações, como conquistar isso, sem o conflito bem gerenciado? Afinal, dois pensamentos distintos podem levar a um terceiro caminho até mais exitoso.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 Então, cuidado para você não ser o “papagaio de pirata”, que somente repete coisas que lê, sem construir sua própria percepção ou crítica. Isso poderá abalar seus maiores patrimônios, que são a sua reputação e a sua credibilidade. Não precisa concordar com o que o outro diz, mas apresente argumentos, com dados e fatos verdadeiros, que expliquem esta ou aquela opinião. E sempre respeite o posicionamento do colega, pois cada um tem sua história de vida.

 É importante você lembrar que para ter profundidade no que diz, é esperado, no mínimo, que você leia assuntos variados e, especialmente, apurados por editorias chanceladas e em espaços diversificados. Assim, conseguirá aumentar seu repertório em determinados temas e, consequentemente, elevará seu nível de credibilidade.

 Construir uma carreira profissional exitosa não é simples nem fácil. Porém, cumprindo as etapas corretamente, você pode chegar aonde quiser dentro das organizações. É essencial, a cada dia, avaliar e reavaliar o que tem feito para se destacar e para mostrar a sua relevância perante os diversos públicos com os quais lida em seu dia a dia.

 Além disso, se faz necessária a busca constante pelo autoconhecimento, seja por meio de uma terapia, seja em um processo qualificado de coaching. Isso contribuirá para que você se conheça cada vez mais e possa agir naqueles pontos em que é prudente mudar ou potencializar.

Para ter mais destaque onde trabalha, também é importante que você tenha atitude. Essa é uma das principais competências e habilidades que impulsiona todas as outras. E sabe por quê? Porque uma pessoa que tem atitude promove ações necessárias. Você se lembra de alguém que, ao ver algo errado ou passível de mudança, bem como de melhorias, já se pronuncia e dá a sua opinião? Então! Usualmente, esses são os profissionais escolhidos, quando há uma posição nova relevante ou promoções.

Nas empresas, cada um tem um fundamental papel na entrega dos resultados. Você sabe qual é a entrega estratégica que precisa atender? Se a resposta for negativa, aconselho buscar se orientar urgentemente. Isso deve estar bem claro, pois direciona suas ações e seu planejamento, além de ser algo que direciona para a conquista dos resultados.

 Quando você apoia o crescimento da organização, todos crescem juntos. Em uma era onde a colaboração e a cocriação estão sendo requisitadas cada vez mais, ter habilidade para transitar por variados públicos é essencial. Evidentemente, para que isso ocorra de forma tranquila, você precisa conhecer o máximo de processos da empresa, assim como as áreas e os departamentos. Desse modo, poderá contribuir mais e mais e ainda “sair da sua ilha”. Como diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”. E eu complementaria essa frase, dizendo que não adianta apenas ser visto. É importante refletir sobre qual impacto estamos gerando onde trabalhamos. Isso, sim, é legado; não é verdade?

* CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas