Variedades

A caixa mágica dos primeiros socorros

Peça passará ainda pelos municípios de Guanhães, Peçanha e Governador Valadares, onde foi dada a abertura do projeto nessa temporada
A caixa mágica dos primeiros socorros
Espetáculo infantil - “A Caixa Mágica dos Primeiros Socorros” será realizado gratuitamente em escolas municipais, para alunos entre 3 e 10 anos | Crédito: Yago Rioga

Ensinar noções de primeiros socorros de forma lúdica e divertida: essa é a proposta do espetáculo infantil – “A Caixa Mágica dos Primeiros Socorros”, que será realizado gratuitamente em escolas municipais, para alunos entre 3 e 10 anos, durante a próxima semana nas cidades de Iapu e Antônio Dias, ambas no Vale do Rio Doce.

A iniciativa faz parte de um projeto cultural, patrocinado pela Cenibra, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O objetivo é contemplar escolas dos municípios. Serão realizadas nesta semana quatro apresentações em cada uma das cidades mencionadas.

Na peça, dois mágicos chegam com uma caixa mágica. Dentro dela há seis fantoches, o Esparadrapo, o Vidro de Remédio, a Pomada, o Algodão, a Injeção e o Curativo, que ganham vida nas mãos dos mágicos. De forma lúdica e divertida, o espetáculo mostra como tratar de ferimentos leves que podem acontecer no dia a dia.

O projeto não para por aí. O espetáculo teatral que conta com três artistas em sua composição para apresentação e orientação das crianças através da dinâmica da “Caixa Mágica”, passará ainda pelos municípios de Guanhães, Peçanha e Governador Valadares, onde foi dada a abertura do projeto nessa temporada.

Ao todo, 80 apresentações serão realizadas em escolas municipais da região, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade durante os meses de maio e junho de 2023.
Além da apresentação da peça, professores e funcionários receberão um card com QR-Code para assistirem a uma capacitação em noções básicas de primeiros socorros.

O objetivo do espetáculo é proporcionar conhecimento e cultura de forma dinâmica para as crianças, além de também possibilitar acesso e capacitação para profissionais da educação.

De acordo com a Lei 13.722, de 2018, tornou-se obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas, de ensino infantil e básico. Todos precisam ser capacitados para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas