CURTAS NEGÓCIOS | 24/05

Sete Lagoas vai sediar Fórum das Mulheres Empreendedoras
Empreendedoras de Sete Lagoas e região já podem se inscrever para a 5ª edição do Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras (Feme), que será realizado no dia 26 de maio. Com o tema “Mulheres que geram impacto”, o evento terá palestras, talk shows, cases de sucesso, atividades técnicas e feiras de negócios. As interessadas em participar devem acessar o site Sympla (https://shre.ink/Hb3s). Sete Lagoas possui cerca de 20 mil microempreendedores individuais (MEI), dos quais 46% são mulheres. Diante desse cenário, o Sebrae Minas, por meio do programa Sebrae Delas, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas (Federaminas), por meio da Federaminas Mulher, e as Helenas – Núcleo da Mulher Empreendedora de Sete Lagoas, se uniram para oferecer capacitação às empreendedoras. A analista do Sebrae Minas Samira Melo afirma que o objetivo do Fórum é fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres da região, aumentando as chances de sucesso dos negócios liderados por elas.
Inspiração e empatia
A pesquisa Mulheres Empreendedoras realizada pelo Sebrae Minas, em fevereiro deste ano, revelou o poder da rede de apoio e influência entre as mulheres. Segundo os dados, mais da metade (53%) das empreendedoras tiveram contato com uma empresária que serviu de inspiração ou influenciou no desejo de abrir o próprio negócio, e 40% têm uma rede de contato com outras mulheres empreendedoras. Além disso, 84% demonstraram preferência por contratar mulheres para a sua empresa. Outro dado relevante é que apenas 10% das empreendedoras afirmam ter em seus municípios alguma lei ou iniciativa para fomentar negócios liderados por mulheres.
Minas é um dos estados que mais cresce no Duolingo
O Duolingo – plataforma de aprendizado de idiomas #1 e o app educacional mais baixado do mundo – revelou os idiomas mais populares dos alunos mineiros na plataforma, e por quais motivos os estudam. O Brasil é o segundo maior mercado do app, com 30 milhões de usuários, e Minas Gerais é um dos estados brasileiros que mais cresce em número de estudantes registrados na plataforma.Assim como no País todo, que é o que mais estuda inglês globalmente, o idioma também é o mais procurado no Estado, com 53,9% dos mineiros escolhendo o curso no app. Em segundo lugar está o espanhol, seguido pelo francês e pelo italiano. Dentre as motivações para aprender um novo idioma em Minas Gerais, em primeiro lugar está o reforço escolar (29%), ou seja, para ajudar a fixar o conteúdo ensinado na escola.Em seguida está a vontade de se conectar com família e amigos, com 22%, e em terceiro lugar está utilizar o idioma estudado em uma viagem internacional, com 16,5%. Para desenvolverem suas carreiras, 11% dos alunos mineiros escolheram o trabalho como objetivo principal para aprender um novo idioma no Duolingo. Além destes motivos, os alunos do Estado também levam em consideração a diversão proporcionada pelas lições e procuram manter seus cérebros sempre afiados e ocupados com novas atividades.
Franquia Marketing Bag chega a Itajubá
Foi a partir de uma necessidade pessoal que, em 2020, o consultor de franquias, André Jácomo criou a Marketing Bag. A rede de franquias de publicidade em sacos de pão ecológicos, possui como proposta central conectar de maneira assertiva e duradoura a propaganda e o consumidor final.Alexandre Martins Guedes, 37 anos, administrador, usou a sua expertise nos negócios para empreender. “Com o desejo já aflorado, comecei a buscar um modelo de negócio e encontrei a Marketing Bag em um portal de grande destaque. Investiguei mais sobre a franquia e tive a convicção de que seria um investimento promissor”, comenta.A unidade de Alexandre Guedes está localizada em Itajubá (Sul de Minas) e as expectativas são bem promissoras.
Prudential do Brasil atrai empreendedoras no País
A busca por retorno financeiro proporcional ao trabalho desempenhado, premiações e a gestão do próprio tempo foram o “pulo do gato” para que duas mulheres decidissem alterar o rumo das suas carreiras. Há aproximadamente 10 anos, a mineira Luciana Couto Colen, 38 anos, e a curitibana Paola Ribeiro, 33 anos, em cidades e momentos de vida distintos, tomaram a decisão de abrir uma franquia da Prudential do Brasil. O interesse pelo empreendedorismo já não era novidade, mas elas procuravam por um modelo de negócio que melhor se adequasse às suas necessidades.A empresária Luciana Colen conta que conheceu as franquias Prudential por indicação de um amigo que era franqueado e o modelo de negócio chamou sua atenção. Luciana Colené enfermeira, possui MBA em gestão de negócios e engenharia de vendas e certificação do Instituto Brasileiro de Coaching. De outra região do país, Paola Ribeiro tem sua franquia estabelecida em Curitiba, porém atua em todo o Brasil. Aos 24 anos, trabalhava na Ambev, e o modelo de negócio da franquia Prudential fez seus olhos brilharem pelas premiações e a possibilidade de faturamento alto. Paola Ribeiro explica que um outro fator de destaque para o modelo de negócio da Prudential foi o acompanhamento prestado desde o início.
Ouça a rádio de Minas