Busca por freelancers em TI cresceu 75% em Minas Gerais

Minas Gerais registrou saldo positivo de 38.730 empregos com carteira assinada em março deste ano, conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), relacionados ao novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O resultado se deve à admissão de 255.626 trabalhadores e de 2019 a março de 2023, foram criados no Estado 660.916 vagas de empregos formais. Além do Estado ter sido impactado pelo saldo positivo de novos empregos, Minas também foi visto pelo crescimento de trabalho no período pós pandêmico que fez com que muitos profissionais traçassem novos planos para 2023, incluindo os serviços de freelancer.
Tal movimentação foi identificada pelo GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, que registrou um aumento de 75% em Minas Gerais nos pedidos por serviço de desenvolvimento de sites e sistema em abril de 2023 na comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Em segundo lugar houve a procura por marketing on-line, que cresceu 49%. Já a busca por Autocad e modelagem 3d teve um acréscimo de 19%. Por fim, o volume de solicitações para criação de logo avançou 3%.
Para o CFO do GetNinjas, Lucas Arruda, é possível afirmar que ser freelancer se torna uma alternativa mais concreta e adequada, não só para quem busca se estabilizar trabalhando dessa forma, flexibilizando seus horários e demandas, mas também para quem aproveita a organização para trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar do mundo.
“Não há melhor momento para empreender do que o que estamos vivendo. A demanda por freelancers tende a aumentar exponencialmente e os profissionais precisam estar preparados para lidar, de maneira organizada, para atendê-la.”, explica Arruda.
Ouça a rádio de Minas