Fabricantes do Japão vão desenvolver motores a hidrogênio

A Yamaha Motor, a Kawasaki Motors, a Suzuki Motor Corporation e a Honda Motor anunciaram que receberam aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para formar uma associação de pesquisa tecnológica chamada HySE (Hydrogen Small Mobility & Engine Technology na sigla em inglês) para desenvolver motores movidos a hidrogênio para curtas distâncias.
Esses motores equiparão veículos compactos como motocicletas, pequenas embarcações, equipamentos para construção, drones e outras aplicações que requerem pequenas motorizações.
Para concretizar uma sociedade descarbonizada é necessária uma estratégia de múltiplos caminhos para abordar várias questões no setor de mobilidade, em vez de focar em uma única fonte de energia.
Nesse cenário, a pesquisa e o desenvolvimento direcionados à comercialização de mobilidade com motores movidos a hidrogênio, considerada uma fonte de energia de última geração, ganha força.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No entanto, o uso de hidrogênio apresenta desafios técnicos, incluindo alta velocidade de chama e uma grande região de ignição, que muitas vezes resulta em combustão instável e, ainda, a capacidade limitada do tanque de combustível no caso de uso em veículos de pequena mobilidade.
Ao abordar essas questões, os membros da HySE estão empenhados em conduzir pesquisas fundamentais, capitalizando sua riqueza de conhecimentos e tecnologias no desenvolvimento de motores movidos a gasolina, e pretendem trabalhar juntos com na missão de estabelecer um padrão para motores a hidrogênio voltados à mobilidade, avançando nas pesquisas fundamentais nesta área.
Os membros da HySE continuarão a aprofundar suas relações de colaboração, a fim de fornecer uma variedade de pequenas opções de mobilidade aos usuários e atender às suas diversas necessidades, contribuindo para a realização de uma sociedade descarbonizada.
O presidente indicado da HySE e diretor executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor, Kenji Komatsu, comentou: “Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a formação da associação.
Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com esse esforço com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”.
Ouça a rádio de Minas