Carreira em Foco

Seja relevante profissionalmente

Seja relevante profissionalmente

David Braga*

Se tem algo que as lojas dos shoppings fazem é investir em uma decoração chamativa, relevante e que cause uma boa sensação para atrair o maior número possível de clientes. Geralmente, os produtos que compõem a vitrine são muito bem escolhidos, para despertar o interesse de quem passa à frente e atraí-lo para o interior da loja. Como pode perceber, tudo precisa ser estrategicamente pensado. E eu acredito que uma vitrine mal composta não vai atrair sua atenção; não é verdade?

 Assim também é a nossa vitrine profissional. Você tem se preocupado com ela? Tal qual as organizações fazem seu planejamento profissional, cabe a cada um de nós, com protagonismo, elaborar um plano de médio e longo prazo daquilo que queremos. Somente dessa forma damos o direcionamento correto para nossa carreira.

 É importante que você saiba que os principais pilares da nossa vitrine profissional são nossas credibilidade e reputação. Por isso, é sempre relevante refletirmos sobre qual marca temos deixado nas pessoas. Você sabe o que seus líderes, pares e liderados diriam sobre você? Em uma época em que o referenciamento tem sido vital em processos seletivos, é sempre importante ter ciência do que as pessoas pensam a seu respeito.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 Para ser chamativo, é preciso manter sua vitrine arrumada – o LinkedIn é a mídia social profissional de grande relevância, sendo uma plataforma para ser visto e ver as demais pessoas on-line. Você se atenta ao que tem postado ou que tipo de interações tem promovido? Pior do que não ter essa mídia social é ter e não usá-la com sabedoria. Também não se esqueça do seu Instagram, pois ele pode ser uma excelente ferramenta para se mostrar ao mercado, tanto como pessoa quanto como profissional, uma vez que sabemos que não tem como dissociar esses dois mundos.

 Para se tornar relevante profissionalmente, também é preciso constantemente buscar o autoconhecimento, para conhecer quais os principais pontos já somos bons e quais precisamos ainda melhorar. E como a vida é empírica, vamos aprendendo aos poucos, ganhando maturidade emocional com os acontecimentos do dia a dia, com acertos e erros.

 Ler traz novos conhecimentos e se você já leu a Bíblia, deve ter percebido que ela muito nos ensina, tanto no âmbito pessoal quanto profissionalmente. É quase um manual de boas práticas para quem quer ter uma vida exitosa. Em Provérbios 26, versículo 11, há uma reflexão a respeito dos erros que cometemos em nossa vida, sobretudo a reincidência deles, quando ela diz que: “o insensato repete suas tolices”.

 No contexto das organizações, quantos de nós não cometemos erros em nosso dia a dia? Seja no modo de falar ou posicionar, seja no tratamento com o próximo ou mesmo na forma como entregamos nossos resultados, é prudente parar, quando possível, para promover essas reflexões. Afinal, devemos sempre nos preocupar com o impacto das nossas ações sobre os variados públicos com os quais lidamos no trabalho.

 Ter um autoconhecimento aprofundado nos auxilia a entender os padrões que se repetem em nossa vida e que podem impactar severamente nos resultados. Se você é o tipo de pessoa que de vez em quando se pega reclamando de seu líder ou até mesmo da empresa, por exemplo, saiba que é prudente refletir sobre os motivos dessas reclamações e a origem disso tudo. É assim que pessoas de sucesso fazem: analisam como têm se portado, que resultados têm obtido com suas ações e, quando necessário, promovem mudanças.

 Não há o menor problema em errar. Afinal, somos seres humanos e, por isso mesmo, falhos. Mas, permanecer no erro e repetir padrões é uma questão de decisão. E somente você poderá saber que estilo de vida quer levar e, claro, arcar com as consequências, pois, como bem sabemos, em tudo o que fazemos há bônus e ônus.

 Precisamos assumir o controle de nossa vida com protagonismo, afinal nós é que precisamos saber o que nos faz feliz e o que nos conecta em nosso propósito. Somente assim estaremos mais próximos de deixar um belo legado. Sendo assim, cuide de sua vitrine, busque conhecimentos e se destaque de forma relevante, sobretudo humanizada. É dessa forma que as pessoas precisam se lembrar de você.

*CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas