Variedades

Feriadão com muitos eventos em Minas; veja a agenda completa!

Confira a programação de eventos que o DIÁRIO DO COMÉRCIO separou e que vão acontecer no Estado!
Feriadão com muitos eventos em Minas; veja a agenda completa!
De 10 a 25 de junho, a Irmandade Os Carolinos realiza as festividades tradicionais da sua Guarda de Congo Sagrado Coração de Jesus | Crédito: Divulgação / Os Carolinos

Feriado na Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura preparou uma programação especial para quem vai passar o feriado prolongado em Belo Horizonte. O espaço cultural funcionará normalmente na quinta-feira (8) feriado de Corpus Christi, e nos demais dias do fim de semana com uma programação aberta a toda família. O público poderá aproveitar os últimos dias das exposições “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura” e “O corpo que pariu, o corpo que partiu”, além de participar do Ateliê Aberto “Pausa para entrelaçar”, do Passeio pela História e do Percurso Temático.

Nos dias 8 (quinta-feira), 10 (sábado), e 11 (domingo) as visitas podem ser realizadas das 10h às 18h, e no dia 9 (sexta-feira), das 10h às 21h. Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita. Até domingo (11), é possível contemplar a exposição “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura”, que apresenta cenas clássicas do Inferno, o primeiro reino de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, em uma produção de 15 obras fotográficas baseadas no gênero tableau vivant (fotografia encenada).

Diversão em Cena

Mais uma grande atração do programa Diversão em Cena chega a Belo Horizonte. No domingo (11), às 17h, o palco do Teatro Francisco Nunes recebe o espetáculo “Lampiãozinho e Maria Bonitinha”, do grupo Cyntilante Produções. O musical infantil homenageia a cultura brasileira, adaptando a história do cangaço ao mundo dos insetos e fazendo alusões a fatos, costumes e curiosidades da cultura nordestina.

Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br. A classificação etária é de cinco anos. Maior programa de formação de público de teatro infantil do País, o Diversão em Cena é promovido pela Fundação ArcelorMittal há 13 anos e leva a cultura a mais de 60 territórios de todas as regiões brasileiras. A história de “Lampiãozinho e Maria Bonitinha” se passa no mundo dos insetos.

A aventura tem início na pequena cidade de Vila Bela do Melado, se desenrolando por todo sertão, onde o bando de Pirilampo Lampião, um misto de justiceiro e assaltante, se esconde e é perseguido pela polícia volante do tenente Muriçoca Bezerra.

Irmandade Os Carolinos

De 10 a 25 de junho, a Irmandade Os Carolinos realiza as festividades tradicionais da sua Guarda de Congo Sagrado Coração de Jesus. O festejo é aberto à cidade e será realizado na sede da Irmandade (rua Amiro Rodrigues Campos, 276, Aparecida). Além do festejo, a Irmandade também realiza a circulação da exposição Reinado de Chico Calu: Repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos. Por meio de fotos e objetos sagrados, a exposição conta a história centenária da guarda, que remete a tempos imemoriais.

A exposição visitará as cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Mariana, interior de Minas Gerais. As atividades da Irmandade têm patrocínio do Instituto Unimed BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de  Incentivo à Cultura.

Praças de Minas

O circuito Praças de Minas se prepara para sua última parada. Após passar por cidades como Uberaba e Jequitinhonha, a eventualidade chega a Tombadouro, um distrito da cidade de Datas e ocorre a partir desta quinta-feira (8) e até domingo (11) em parceria com o ForroTomba – tradicional festa municipal que chega em sua 24ª edição em 2023. O evento acontecerá na rua São Gonçalo, no centro do distrito.

O espaço receberá uma estrutura integrativa que possibilitará uma sequência de programação e atividades  gratuitas  disponíveis para toda família poder acessar livremente. Cerca de 1,5 mil pessoas são aguardadas por dia. Com programação variada, o ForroTomba preserva as manifestações culturais das cidades interioranas de Minas Gerais. Essa manifestação cultural nasceu de uma ação conjunta da escola e comunidade e é um momento de encontro regional, de celebrações culturais, comidas típicas e cultivo das tradições e identidades culturais.

Exposição do Prêmio Dona Generosa

No sábado (10), às 13h, o Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) abre a exposição do prêmio Dona Generosa. Em sua primeira edição, o projeto traz os artistas Vitú de Souza, Iza Reys e Fabiano Valentino, que foram selecionados por meio de edital, e agora apresentam mostras individuais em diversos espaços do museu. No mesmo dia acontece o lançamento de materiais do Educativo Muquifu, às 15h30. Todas as ações contam com intérprete de libras.

A exposição, que fica em cartaz por um mês, estabelece um diálogo entre literatura periférica, escrevivências – termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo –, encruzilhadas, fotografia e muralismo. A jovem poeta Iza Reys apresenta a obra “ÉBÓ”, uma instalação que mescla poemas, colagens, e audiovisual com a reprodução da cultura do slam. A fotografia chega pelas mãos de Vitú de Souza. O artista traz um recorte do projeto “Nagôgrafia – Museu dos Caminhos Negros”, intitulado “Nagôs & Njilas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas