Ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi morre aos 86 anos na Itália

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, morreu nesta segunda-feira (12), aos 86 anos, em Milão.
Diagnosticado com leucemia, Berlusconi passou por seis semanas de tratamento para uma infecção pulmonar ligada ao câncer que afeta os glóbulos brancos.
O ex-premiê italiano foi internado na última sexta-feira no hospital San Raffaele para fazer exames médicos programados, algumas semanas depois de receber alta após a longa internação.
Berlusconi foi primeiro-ministro da Itália entre 1994 e 1995, 2001 e 2006 e 2008 e 2011. Embora não tenha um papel direto no atual governo, seu partido Força Itália é membro da coalizão de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Dois membros do governo italiano lamentaram sua morte, com o vice-primeiro-ministro Matteo Salvini chamando-o em um comunicado de “um grande homem e um grande italiano”.
O ministro da Defesa, Guido Crosetto, escreveu no Twitter que a morte de Berlusconi representa o fim de uma era.
“Eu o amava muito. Adeus, Silvio”, disse Crosetto.
O partido Forza Italia de Berlusconi faz parte da coalizão de direita do primeiro-ministro Giorgia Meloni e, embora ele próprio não tenha desempenhado um papel no governo, sua morte provavelmente desestabilizará a política italiana nos próximos meses.
A saúde de Berlusconi tem se deteriorado de forma acentuada nos últimos anos, com uma cirurgia de coração aberto em 2016 e inúmeras internações hospitalares desde que contraiu Covid-19, três anos atrás.
Durante sua hospitalização anterior, Berlusconi permaneceu politicamente ativo, aparecendo em duas mensagens de vídeo nas quais parecia frágil, mas insistia que estava pronto para voltar ao trabalho.
(Com informações da Reuters)
Ouça a rádio de Minas