Origem do alimento importa, diz pesquisa

Conhecer a origem dos alimentos que levam à mesa é importante para 92,2% dos consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa Origem Importa, realizada entre abril e maio deste ano e divulgada ontem pela empresa neozelandesa Oritain.
Os dados do levantamento também mostram que os fabricantes que informam a procedência de seus produtos são bem avaliados pelos consumidores, pois 96,9% consideram a atitude positiva.
O uso da ciência para a identificação da origem dos alimentos é um ponto relevante para os consumidores. Entre os participantes do estudo, 81,9% disseram estar mais seguros quando o produto tem certificação científica e independente.
Quando estão no supermercado, cerca de 1/3 dos respondentes (33,1%) relatam ter o costume de verificar informações sobre a origem dos alimentos. Uma parcela de 16,9% vai além e afirma que conhecer esses dados é fator decisivo para a compra de um produto.
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Café
Os brasileiros estão entre os maiores consumidores do mundo de café e a pesquisa Origem Importa indica que são criteriosos ao escolher uma marca.
Para 51,5% dos respondentes, os selos de qualidade e outros tipos de certificados influenciam a decisão de compra, enquanto 42,3% priorizam informações detalhadas na embalagem, como o local de cultivo.
Para buscar informações sobre a origem do café, as embalagens dos produtos são a primeira fonte de consulta para 77,6% dos respondentes, enquanto a internet é a fonte de consulta de 19,9%.
Sustentabilidade
A comprovação da origem dos produtos é uma das principais exigências internacionais para evitar a circulação de itens de áreas de desmatamento, trabalho forçado e outras ilegalidades. Como prática ESG, possibilita evitar fraudes e oferece sustentabilidade à cadeia produtiva.
“Aquilo que não sabemos de onde vem não é sustentável”, afirma a diretora regional da Oritain para a América Latina, Gabriela Castro-Fontoura.
O conhecimento sobre a origem dos produtos que circulam na economia é uma importante iniciativa capaz de mitigar efeitos das mudanças climáticas. “Saber de onde vem um produto é ter conhecimento sobre o impacto que aquele item causa no meio ambiente”, defende a executiva.
A pesquisa também mostra que a sustentabilidade no cultivo dos alimentos importa para os brasileiros. Dos participantes, 90,5% consideram importante saber se um produto é sustentável; 93,5% acreditam que conhecer de onde vêm os alimentos pode ajudar a identificar ilegalidades. Para 89,9% esse tipo de informação ajuda a proteger o meio ambiente.
A Oritain, que encomendou o estudo, trabalha com método científico de rastreabilidade para comprovar origem de alimentos, têxteis e outros produtos e matérias-primas.
O questionário da pesquisa foi respondido na íntegra por 326 pessoas de diferentes faixas etárias, gênero e localidades do Brasil. As mulheres, de 25 a 64 anos, corresponderam a 64% dos participantes e os homens, 36%. O formulário do estudo foi apresentado a 1.012 respondentes de todas as regiões do Brasil. Os dados completos da pesquisa na estão disponíveis em origemimporta.com.br
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