Comunique-se com autoconfiança

David Braga*
Muito se questiona em nossa sociedade sobre o poder das palavras e sobre o quanto ela pode influenciar o dia a dia e até a entrega dos resultados das corporações. Para aqueles que acreditam no criacionismo, na Bíblia, é possível encontrar o trecho em que Deus disse: “Haja luz, houve luz”. Assim, tudo que existe foi sendo criado. Se você parar para analisar, o verbo haver indica uma ação. E vamos combinar que, dentro das empresas, o que mais é buscado são profissionais de atitude, que passam da estratégia para a prática, promovendo constantes mudanças. Aliás, sem ação, nossa vida se resumiria a planos; não é verdade?
Se já sabemos que a palavra tem poder, é importante refletirmos como temos gerenciado a forma como nos expressamos, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. Lideranças engajadoras e humanizadas têm o constante desafio de trabalhar com o time de liderados de maneira próxima, conectando-os com o propósito da empresa e, consequentemente, promovendo entregas exponenciais.
O grande dilema – que, usualmente, envolve vários desafios nas relações humanas – é justamente esse modo de nos comunicarmos. Você já refletiu sobre o poder das suas palavras e o quanto isso tem gerado resultados? Em uma frase dita, você tenta sempre apresentar uma visão positiva e engajadora, mesmo diante das adversidades e dos problemas? Ou costuma inserir palavras negativas? Sem perceber, fazemos isso em alguns momentos: “eu não consigo”; “você tem que fazer isso”; “se vira e entrega o resultado”; ou “você é culpado(a)”. Essas são apenas algumas frases que, provavelmente, já usamos no nosso ambiente profissional. Se passou por isso, sabe que causa um certo desconforto ouvi-las. Portanto, é sempre sábio adotarmos um tom mais amigável, por mais emergencial que seja a demanda. Tratar o outro com respeito é o básico das relações. Afinal, em um mundo onde as pessoas buscam equilíbrio e saúde mental, criar um ambiente harmonioso é de vital importância até para reter os melhores talentos.
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Lembre-se de que a sua comunicação determinará seu sucesso ou seu insucesso. Por isso, ter atenção aos pequenos detalhes te coloca em evidência, além de proporcionar uma vida mais equilibrada, empática e com legados positivos. Nesse contexto, a autoconfiança pode ser bastante interessante. Ela é definida como um sentimento de conhecimento e clareza que uma pessoa tem sobre suas habilidades, qualidades e julgamentos, sendo também importante para sua saúde e bem-estar psicológico. Ter um nível saudável de autoconfiança pode ajudá-lo(a) a ter sucesso em sua vida pessoal e profissional. Quando você acredita em si mesmo(a), você sempre estará mais disposto(a) a tentar coisas novas, com ousadia e sem medo.
A autoconfiança é irmã da autoestima e elas costumam andar de mãos dadas. Construir sua autoconfiança significa dar pequenos passos em direção de se aceitar e confiar em si mesmo(a). Em seguida, use este ponto de partida para ter o impulso e a coragem de sair da sua zona de conforto. Você, então, poderá agir para conquistar seus objetivos e realizar seus planos. Claro que sabemos que pode até parecer simples, mas não é fácil quebrar rótulos, padrões e crenças limitantes. É preciso primeiro descobrir o que te traz autoconfiança e isso passa pela reflexão sobre suas características. Como somos feitos de luz e sombras, podemos valorizar o que gostamos em nós e aceitar até o que nos incomoda, num processo contínuo de desenvolvimento pessoal. Buscar uma terapia ou um processo qualificado de coaching pode te ajudar nesse sentido.
É provável que você já tenha escutado a frase: ”O que nos separa daquilo que queremos somos nós mesmos.” Pode ser clichê, mas não deixa de ser verdade, afinal a falta de confiança e de autoestima pode te impedir de ter o empenho necessário por achar que não vai conseguir, e aí entra também a autossabotagem. Muitas vezes ficamos presos às nossas limitações e defeitos e esquecemos que temos muitas qualidades e coisas boas. Por isso, sempre bom ter uma lista de tudo que considera positivo em você e todas as coisas que já conquistou na vida. Com certeza você vai se surpreender com as respostas. Saber aonde você quer chegar também é essencial para desenvolver a autoconfiança.
Busque focar em traçar metas alcançáveis em sua vida pessoal e profissional. E, por último, e não menos importante, livre-se da comparação. Nada mais avassalador para a autoestima do que se comparar o tempo todo com outras pessoas. Lembre-se que você é único(a). Como diria o escritor inglês Samuel Johnson: “A autoconfiança é o primeiro requisito para grandes empreendimentos.”
*CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group. É conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; e conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent
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