Micro e Pequenas Empresas

Empreendedores mineiros valorizam o marketing digital

Uso das redes sociais se intensificou com a pandemia
Empreendedores mineiros valorizam o marketing digital
O Instagram representa 40% do faturamento da Beijo Pimenta Acessórios, diz Luiza Silva | Crédito: Mateus Baranowski

O marketing é essencial, seja para um pequeno ou grande negócio, segundo a analista da unidade de inovação e competitividade do Sebrae Minas, Carla Goob. Ela ressalta que com estratégias adequadas de marketing digital o empreendedor pode romper barreiras territoriais, com vendas para outras cidades ou até mesmo estados. “A internet quebra as barreiras físicas”, diz a especialista.

A Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios 3ª edição, desenvolvida pela unidade de gestão estratégica e inteligência do Sebrae Nacional, com apoio das unidades de competitividade e de capitalização e serviços financeiros, atesta que os micro e pequenos empreendedores em Minas Gerais sabem da importância do digital. Ao serem perguntados que vendem utilizando redes sociais, aplicativos ou internet (por exemplo, WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras, a maioria (68%) respondeu sim.

Outro levantamento, o Perfil do MEI em Minas 2023, do Sebrae Minas, mostra que 50% dos microempreendedores individuais (MEIs) usam a internet para divulgar produtos e serviços. A utilização para atender clientes e responder dúvidas também foi mencionado por 47% dos MEIs entrevistados. O uso da internet para as vendas on-line tiveram 21% das menções.

Carla Goob ressalta que o uso das redes sociais pelos empreendedores se intensificou com a pandemia, já que era uma forma de continuar vendendo mesmo com a necessidade do distanciamento social na época. 

Atendimento personalizado

A empreendedora Luiza Rafaela Lima Silva é uma delas. Ela conta que não usava as redes sociais para o seu negócio antes da pandemia. Hoje, o Instagram representa 40% do faturamento da Beijo Pimenta Acessórios. “No atendimento presencial, você usa os argumentos com o cliente na hora. O desafio do on-line é trazer a proximidade, eu busco fazer isso com um atendimento personalizado, como uma miniconsultoria”, diz.

Para se aproximar do cliente no ambiente virtual, ela desenvolveu diversas estratégias, como dicas de moda e lives. É também pelo Instagram que Luiza Silva divulga a agenda com a localização da loja itinerante, que é um carro que se transforma em uma loja.

Formada em design de moda, ela se prepara para se tornar franqueadora da marca, o que deve acontecer em agosto deste ano. Além do ambiente virtual (site e Instagram) e da loja itinerante, a proprietária da Beijo Pimenta Acessórios inaugurou sua primeira unidade física, no bairro Santa Terezinha, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, no dia 6 de maio deste ano. Também foi neste ano, em janeiro, que ela deixou de ser MEI e passou a ser optante do Simples Nacional. 

Proximidade

A empreendedora Regina Sugayama também destaca a importância de gerar proximidade e conexão com o cliente como um dos desafios da venda on-line. Ela tem o Instagram da empresa de alimentos Deli Chat integrado com o site. “Não é só vender, é importante levar algo de valor para as pessoas, conteúdo, informação. Na área de alimentos podemos divulgar dicas de harmonização dos produtos e receitas, por exemplo”, aconselha.

Não é só vender, é importante levar algo de valor para as pessoas, afirma Regina Sugayama | Crédito: Divulgação / Deli Chat

Para ela, o site dá mais credibilidade para a empresa que comercializa produtos como geleias, molhos, conservas e chutneys. “É algo mais permanente, que pertence à empresa. Afinal, vale lembrar que as redes sociais podem não durar, como aconteceu com o Orkut, ou mesmo perder a importância, perdendo seguidores ou com uso menos constante”, observa.

No site da empresa está a loja on-line, o blog, o livro de receitas e um mapa com a localização das lojas parceiras. Apesar das vantagens, Regina Sugayama conta que manter o site tem custos. “Não basta ter um site, é importante ter conteúdo e manter ele atualizado”, observa.

Além do site, Instagram e WhatsApp Broadcast, a Deli Chat está presente por meio de lojas parceiras em vários pontos do País. A empreendedora também participa de feiras e vende na plataforma Mercado Livre e vai ingressar na Amazon. 

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