Variedades

Tributo à Elza Soares e vários outros eventos na agenda cultural do DIÁRIO; veja!

Tributo à Elza Soares e vários outros eventos na agenda cultural do DIÁRIO; veja!
Neste sábado (17), às 21h, será apresentado o espetáculo “Elza Tributo" no Sesc Palladium | Crédito: Mateus Lana / Divulgação

“Monet Le Rêve – Um Sonho Imersivo”

Quem ainda não conferiu a exposição “Monet Le Rêve – Um Sonho Imersivo”, tem até este domingo (18) para apreciar um dos maiores acervos digitais do pintor francês Claude Monet (1840-1926), considerado um dos mais importantes artistas do impressionismo no BH Shopping. “O visitante tem acesso a pinturas digitalizadas em altíssima resolução, espalhadas por três grandes ambientes, que juntos totalizam 900m²”, explica a superintendente do mall, Simone Fiorello. Desde a entrada, com quadros gigantescos, à praça que remete à França do século XIX, os espectadores se deparam com projeções das obras mais emblemáticas do famoso artista. Há ainda uma sala imersiva, onde a cada hora acontecem sessões com duração de 30 minutos. A exposição conta com um túnel, já na entrada, cheio de datas marcantes na trajetória do pintor e, ao sair, é possível passar por uma lojinha com souvenires estampados com obras de Monet.

Tributo à Elza Soares

Elza Soares celebraria em 2023 noventa e três anos de idade e setenta anos de uma carreira pontuada por uma diversidade musical ímpar. Ainda que no início da sua trajetória tenha sido “catalogada” como uma cantora de sambas. Elza Soares colocou a sua poderosa e inclassificável voz a serviço do samba, da canção, do blues, do jazz e de todas as possíveis misturas musicais que lhe agradasse e comovesse. Não por coincidência, a sempre ousada Elza Soares foi laureada pela BBC de Londres, com o título de “A Voz do Milênio”. A letra de “Rainha Africana”, canção inédita de Rita Lee e Roberto de Carvalho, escrita para Elza Soares, e para ser cantada pela voz de Elza Soares, traduz um pouco da trajetória da inclassificável e guerreira cantora e intérprete. A música é uma das grandes surpresas do álbum de Elza Soares, a ser lançado postumamente no próximo dia 23. Neste sábado (17), às 21h, será apresentado o espetáculo “Elza Tributo” com Larissa Luz e Caio Prado, dirigido por Pedro Loureiro, no Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro).

Humor de Junior Chicó

O pernambucano Junior Chicó faz única apresentação de seu stand-up comedy neste sábado (17), às 21h, no teatro do Minas Tênis Clube. O humorista conta com muito bom humor os desastres amorosos vividos ao longo da vida. Aquariano nato, ele não tem pudor ao levar aos palcos os motivos pelos quais chorou, escorregando na parede do banheiro, ouvindo Celine Dion. Os ingressos custam R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site Eventim. A classificação é 16 anos. Em 2010, Junior Chicó começou a fazer stand-up no Rio de Janeiro em bares e festivais. Devido ao know-how em treinamentos comportamentais, se destacou com grande sucesso também em eventos corporativos. O artista participou do Comédia Em Pé, primeiro projeto de stand-up comedy do Brasil, integrando o elenco do show em que atuou em três temporadas da peça “Terapia do Riso”, onde apresentava vários personagens.

“Exposição Corpos Sem Filtro”

Neste sábado (17), às 11 horas, o Memorial Vale recebe a “Exposição Corpos Sem Filtro: narrativas visuais de mulheres com deficiência”, de Fatine Oliveira, trabalho de pesquisa realizado na UFMG que aborda a invisibilidade de mulheres com deficiências físicas e/ou raras que usam a plataforma Instagram para mostrar seu cotidiano. A exposição integra o projeto Novos Pesquisadores, do Educativo do Memorial Vale, tem entrada gratuita, e seguirá até o dia 3 de setembro. O trabalho foi construído com base na pesquisa de mestrado desenvolvida e defendida por Fatine Oliveira na UFMG em julho de 2021. Longe de reforçar discursos capacitistas ou focar em narrativas de superação, a exposição convida os visitantes a observar como os afetos perpassam os percursos de mulheres com deficiência que optaram por se apresentar nas plataformas digitais.

Feira do Mineirinho

Neste domingo (18), a partir das 11h, a Feira do Mineirinho será palco de muita “swingueira” com o Diga Lá, que preparou uma apresentação regada a samba, pagode, marchinhas e ritmos contagiantes. Na sequência, o rock vai ecoar pela feira. No palco, a banda M8 vai animar o público com o melhor dos clássicos do rock nacional e internacional. Outra atração será o DJ Hugo Santiago. Além da música, o público pode aproveitar o momento para fazer compras, haja vista que o artesanato é um dos destaques da feira. E, agora, com layout moderno e atrativo, a área de artesanato e variedades funciona no hall de entrada do Mineirinho. No local, os setores são padronizados e divididos em decoração, bijuterias, calçados, vestuário, artigos religiosos e produtos para o lar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas