Prorrogado prazo de inscrições para PrêmioCNA Azeite Extra Virgem

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil prorrogou até o dia 25 de junho as inscrições do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Edição Azeite Extra Virgem. A iniciativa é realizada em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA).
O Prêmio CNA Brasil Artesanal tem a proposta de agregar valor aos produtos e à produção nacional e é o primeiro voltado para os azeites nacionais. As amostras serão avaliadas por um júri técnico, considerando aroma, amargor, picância e complexidade. Em seguida, a seleção de um júri popular fará a degustação, sem identificação, e a terceira etapa será a análise das histórias dos azeites finalistas.
A premiação vai avaliar azeites nas categorias blend (mistura de dois ou mais azeites elaborados com diferentes cultivares de olivas) e monovarietal (elaborado com apenas uma cultivar). Poderão ser inscritos apenas azeites elaborados com azeitonas nacionais, produzidos e processados no Brasil.
O Prêmio está em sua 7ª Edição, tendo sido realizadas duas edições de Chocolate – bean to bar e tree to bar – (2019 e 2021) e de Charcutaria (2020 e 2023), uma edição de Queijos (2022) e outra de Cachaça de Alambique (2022). Assim como nas demais edições, todas as etapas de avaliação serão realizadas às cegas, por meio de codificação individual.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O azeite é um produto da agroindústria, não se enquadra na categoria artesanal, mas é muito válido podermos aproveitar a expertise e a abrangência já conquistada pelo prêmio da CNA para destacar esta cultura que é novidade na agropecuária brasileira”, ressalta o coordenador do Programa de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira, que integra a Comissão Organizadora desta edição. Minas Gerais é destaque na produção de azeites extravirgem com premiações nacionais e internacionais.
Os produtores de azeite de oliva extra virgem que se interessarem devem acessar o site da CNA (cnabrasil.org.br) e se inscrever. (CNA, com informações da Epamig)
Ouça a rádio de Minas