Economia

Cofer Ferro e Aço pretende abrir uma nova filial no Estado em 2024

A companhia mineira de beneficiamento de aço inaugurou em 2022 uma unidade em Uberlândia, mas planeja expandir ainda mais
Cofer Ferro e Aço pretende abrir uma nova filial no Estado em 2024
A matriz em Divinópolis fabrica todos os tipos de produtos comercializados pela companhia, como telhas, perfis, tubos, chapas e calhas | Crédito: Cofer Ferro e Aço / Divulgação

A Cofer Ferro e Aço pretende abrir mais uma filial em Minas Gerais no primeiro semestre de 2024. A abertura consta no planejamento da empresa de beneficiamento de aço de implementar novas unidades de distribuição e produção customizada de seus produtos ao longo dos próximos anos. As informações são do diretor-geral da companhia, Hebert Amaral. 

Conforme Amaral, a empresa mapeou quatro regiões do Estado, mas ainda não é possível dizer qual município receberá a planta. O gestor afirma que o projeto já está em desenvolvimento, no entanto, ressalta que existe, geralmente, um prolongamento do tempo de abertura, em função da demora da aprovação do plano junto às prefeituras e demais órgãos públicos. Logo, ele destaca que a cidade que for mais ágil e aprová-lo à frente das demais, terá prioridade. 

Ainda segundo o executivo, a unidade pode ser implementada, por exemplo, no Norte de Minas, no Alto Paranaíba ou até mesmo no Triângulo Mineiro, onde foi aberta a primeira filial da companhia, em junho do ano passado. De acordo com ele, a intenção é replicar o sucesso dessa planta de Uberlândia. E o movimento de expansão não deve parar por aí.

“Provavelmente no próximo ano, abriremos mais uma filial, o que dará cerca de um ano e meio da abertura de Uberlândia. Mas a ideia é conseguir antecipar esse tempo que gastaremos entre uma unidade e outra até conseguirmos fazer uma nova a cada seis meses”, revela. 

Filial de Uberlândia completa um ano e almeja dobrar faturamento 

Neste mês, a unidade da Cofer Ferro e Aço no Triângulo Mineiro completou um ano de existência. A filial é responsável por armazenar e distribuir parte dos produtos da matriz da empresa, localizada em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, e por fabricar telhas e itens de corte e dobra. A capacidade de armazenagem da planta é de mil toneladas e a capacidade produtiva é de aproximadamente 1.500 toneladas por mês.

De acordo com Amaral, a escolha pelo município veio após a junção de uma oportunidade e um pedido de parte dos seus clientes para que a empresa tivesse uma unidade mais próxima deles. Segundo o diretor-geral, a companhia já tinha vendas abastecidas de Divinópolis para a região. Além disso, o executivo destaca que Uberlândia possui outros importantes requisitos, como o tamanho populacional, a importância econômica e o posicionamento geográfico. 

Crédito: Cofer Ferro e Aço / Divulgação

Todos esses fatores podem ter contribuído para que a filial alcançasse uma marca significativa em pouco tempo de vida. Segundo o gestor, a companhia tinha o objetivo estratégico de que a unidade representasse ao longo de seu primeiro ano, 10% do faturamento total da empresa, marca que foi atingida com apenas 10 meses. Mas o desejo é ir além.

“Nosso objetivo é de que, no topo da maturação da filial, ela represente entre 15% e 20% do faturamento total da empresa. Então, esperamos dobrar o faturamento no próximo ano”, diz.

Alta capacidade produtiva da matriz 

A matriz em Divinópolis fabrica todos os tipos de produtos comercializados pela Cofer Ferro e Aço. Na planta são produzidos tanto as telhas, quanto perfis, tubos, chapas, calhas, entre outros. A capacidade instalada de produção da unidade é de 10 mil toneladas por mês. 

Conforme Amaral, existe uma ociosidade que comporta abastecer pelo menos mais 10 filiais da empresa a partir da matriz, porém sempre em um modelo híbrido, no qual a unidade de alta produção continua sendo em Divinópolis e a produção customizada na própria filial. 

A Cofer Ferro e Aço atende desde o consumidor final, como o pequeno serralheiro, até grandes indústrias moveleiras, de implementos agrícolas, de estruturas metálicas, entre outras. Segundo ele, a companhia atua essencialmente em Minas, com 95% de representação do negócio, mas também comercializa para outros estados, principalmente São Paulo e Goiás.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas