Economia

Transações digitais no País atingem números recordes

Sozinho, o celular é responsável por 66% de todas as operações feitas no País
Transações digitais no País atingem números recordes
No último ano os brasileiros realizaram 163,3 bilhões de transações digitais em diferentes canais de atendimento oferecidos pelos bancos | Crédito; Adobe Stock

Cerca de 77% das transações bancárias no Brasil são executadas em canais digitais, incluindo mobile banking e internet banking, é o que aponta a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023.

O estudo feito pelo escritório de auditoria e consultoria Deloitte, indica que essa estatística tende a crescer ainda mais nessas plataformas. O celular, sozinho, representa 66% de todas as operações realizadas no País.

No último ano, aliás, os brasileiros realizaram 163,3 bilhões de transações digitais em diferentes canais de atendimento oferecidos pelos bancos. Esse número representa um aumento significativo de 30% em relação a 2021.

Trata-se também de um crescimento histórico que foi impulsionado principalmente pelo mobile banking. Essa ferramenta tecnológica registrou um aumento de 54% no número de operações, totalizando 107,1 bilhões.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Transações pelo WhatsApp e via Pix foram destaques do estudo

Pela primeira vez, a pesquisa também inclui dados sobre transações bancárias realizadas no recurso de pagamentos do aplicativo de mensagens WhatsApp, liberado pelo Banco Central em março de 2021.

De acordo com o estudo, 50% dos bancos participantes oferecem o aplicativo de mensagens para transações. Esse mesmo canal experimentou um crescimento de 531% em um ano, atingindo um total de 56,2 milhões de transações.

Dentre as transações digitais, 37% correspondem a operações financeiras via Pix e 29% a renegociações de dívidas. Além disso, a ferramenta também facilita a realização de consultas para os clientes. As consultas de saldos e extratos representam 24% do total de transações não financeiras, seguidas pelas consultas de cartão de crédito, que correspondem a 10% das operações realizadas.

Entenda mais sobre o potencial do Pix em transações bancárias

O Pix tem revolucionado os pagamentos e transferências de valores, trazendo agilidade e facilidade. O impacto desse novo meio de pagamento pode ser confirmado pelos números de adesão: em 2021, foram realizadas 5,7 bilhões de transações por Pix, e em 2022 esse número ultrapassou os 11,7 bilhões, representando um aumento de 105% durante esse período. Em contrapartida, as transações por TED e DOC registraram quedas de 29% no mesmo período.

Segundo o diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Rodrigo Mulinari, o Pix apresentou um crescimento expressivo para as instituições. Esse crescimento foi no número de usuários que realizam pelo menos 30 transações instantâneas por mês, conhecidos como “heavy users”, tanto para contas de pessoa física quanto para pessoas jurídicas.

O envio de Pix registrou um aumento de 131%, totalizando 46 milhões de “heavy users”, enquanto os recebimentos atingiram 33 milhões de “heavy users”, representando um aumento de 106%. Esses dados destacam a rápida adoção e popularidade do Pix entre os usuários.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas