Presença em eventos potencializa negócios

Participar de diversos tipos de eventos, como feiras, festivais e exposições, pode ser uma boa estratégia para o empreendedor e representar diversas oportunidades, seja ela de vendas, networking, divulgação da marca, além da possibilidade de fazer parcerias, acessar fornecedores e trocar experiências.
“Também é uma maneira de ter uma visão do mercado, do que está acontecendo no segmento de atuação e de conhecer a concorrência. Isso tudo pode ajudar a melhorar o negócio”, observa a analista do Sebrae Minas, Alessandra Simões.
Para ela, os eventos são importantes para qualquer empreendedor, independentemente do tamanho do negócio. “Agora, para o microempreendedor individual, é ainda mais relevante, já que, no geral, ele trabalha sozinho”, diz. A legislação brasileira permite que o microempreendedor individual (MEI) tenha apenas um funcionário. De acordo com informação do Sebrae, o número de MEIs com funcionários não chega a 10% no País. O Sebrae promove a Feira do Empreendedor e também apoia a participação de pequenos negócios em feiras.
O empreendedor Juliano de Freitas Siqueira, proprietário da Cachaça Tiara, diz que os eventos acabam sendo uma espécie de vitrine da marca, que já ganhou prêmios. Ele diz que as feiras, festivais e a participação em concursos ajudam de diversas formas os negócios. “Durante as feiras fazemos muitos contatos, elas abrem portas, o mercado passa a te conhecer mais, você acaba ganhando mais credibilidade”, diz.
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Apesar de vários pontos positivos, ele observa que é necessário critério na hora de escolher o evento, já que há custos que devem ser considerados, como locação do estande, deslocamento e hospedagem, quando a feira é em outra cidade.
Ele aconselha o empreendedor a pesquisar e a visitar o evento que pretende participar futuramente para conhecer a estrutura. “Afinal, nem todas as feiras são boas e podem não trazer o resultado esperado”, observa.

Origem Minas
Siqueira recomenda as feiras do Sebrae, ele já participou das promovidas pelo Origem Minas, que também oferece capacitações em gestão, boas práticas de fabricação, design de embalagens, rótulos e logomarcas, além de rodadas de negócios.
O projeto Origem Minas foi criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sistema Faemg, para fomentar o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do agronegócio e da gastronomia do Estado. Conforme o Sebrae Minas, entre 2019 e 2022, o Origem Minas esteve em 48 eventos, que beneficiaram 250 empresas com a geração de R$ 1 milhão em negócios.
O proprietário da Cachaça Tiara também já recebeu convite para participar do Festival de Gastronomia de Tiradentes, na região Central de Minas. E já esteve presente na Expocachaça, que acontece em Belo Horizonte, no próximo mês, e na Casa Cor Minas, também na capital mineira.
O empreendedor alerta que uma feira não se resume às vendas naquele momento e pode representar um primeiro contato, que depois pode se transformar em uma venda. “Vale lembrar que há negócios que podem acontecer durante o evento e existe o resultado do pós-feira”, diz.
Localizada em Barra Longa, na Zona da Mata, a Cachaça Tiara vende para todo o Brasil, sendo Minas Gerais o principal mercado no País. A empresa comercializa de diversas formas, seja por venda feita pelo telefone, WhatsApp, Instagram, eventos e vendedores que vão até os clientes, em um raio de 100 quilômetros de distância do município.
No mercado desde 1940, Siqueira, que é a quarta geração na direção do negócio e que tem como sócia a esposa Gabriela Lanna, conta que há dois anos ultrapassou os limites do território nacional e passou a exportar para os Estados Unidos.
Outra empreendedora que aposta nos eventos é Juliana Farias Ribeiro, proprietária da Dona Farofa. Ela já participou de feiras, com destaque para as gastronômicas. “Senti falta dos eventos que foram suspensos durante a pandemia. Afinal, é uma oportunidade de você ser vista no mercado”, diz.

“Do Rancho” viu faturamento saltar 70%
A microempreendedora individual Glenda Frade, proprietária da empresa de produtos artesanais Do Rancho, é um exemplo do impacto positivo da participação em eventos nos negócios. “Desde que comecei a participar, o meu faturamento cresceu 70%”, comemora.
Em 10 meses como MEI nessa atividade, ela já participou de vários eventos, como o Origem Minas, Feirinha Aproxima e Festival do Queijo Artesanal. A Expocachaça, que acontece de 6 a 9 de julho, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, já está na agenda da empreendedora, que já teve empresa de decoração de festas e de confecção.
Para ela, os eventos são muito importantes pelo tipo de produto que ela vende: geleias, antepastos e molhos. “Embora a gente desenvolva um bom trabalho no Instagram, os produtos que vendo não são só imagens. É durante as feiras, festivais e exposições que o cliente pode ter contato direto, experimentando o produto durante as degustações. Os eventos são importantes, ainda mais para quem está no interior do Estado, que é o meu caso”, diz a empreendedora, formada em administração de empresas.
Ela recomenda aos empreendedores a participação nos eventos, em especial, os que são promovidos pelo Sebrae que, segundo ela, dão ainda mais credibilidade. “Depois que passei a ir em vários eventos, empreendedores da região interessados em participar das feiras me procuraram nas redes sociais querendo mais informações”, afirma.
Glenda Frade, que hoje mora em um rancho em Formiga, na região Centro-Oeste do Estado, afirma que os eventos são positivos para os negócios de várias formas, como vendas, contatos e divulgação da marca. Ela acrescenta que o empreendedor não deve desanimar caso não consiga o desempenho esperado durante o evento. “O resultado pode não ser imediato, as vendas podem acontecer pós-evento. As feiras são também uma forma de divulgação”, alerta.
Hoje, a Do Rancho comercializa seus produtos por meio de feiras, exposições, festivais, além do Instagram e diretamente em empórios e padarias. “Além dos eventos promovidos pelo Sebrae, eu recomendo que o empreendedor procure o Sebrae, que pode dar todo o suporte para o seu negócio”, frisa.
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