Parceria com Cemig facilita adesão da indústria ao mercado livre de energia

A Cemig e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) assinaram, na manhã dessa segunda-feira (3/7), uma parceria para adesão ao Mercado Livre de Energia pelas entidades filiadas à federação.
O ambiente do Mercado Livre de Energia existe há mais de 20 anos, e já contemplava grandes indústrias atendidas em alta tensão. Agora, as empresas do grupo tarifário A, atendidas em média tensão, ou seja, em 13,8 KV, que tem demanda contratada acima de 30 kW e conta mensal acima de R$ 2,5 mil, poderão, a partir de janeiro de 2024, escolher de quem desejam comprar energia, com a vantagem de preços mais competitivos.
A expectativa é que o novo modelo de compra de energia traga uma economia de custo de até 35% para os clientes. Em Minas Gerais, são cerca de 40 mil potenciais consumidores aptos a escolher a companhia que quiserem. No Brasil, a estimativa é que seriam cerca de 180 mil potenciais clientes. E eles vão desde supermercados a shopping centers, indústrias de pequeno porte, passando por farmácias, produtores rurais e condomínios.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, “nossa área de energia analisou e entendeu que é o produto mais simples do mercado, o que possui menos burocracia e o de menor risco para o cliente fazer a opção, já que conta com a credibilidade que a empresa já possui”, disse.
Ele ressalta ainda que, além da competitividade, outra vantagem que o industrial pode obter ao aderir ao contrato com a Cemig é o certificado de energia. “Isso é extraordinário, a sustentabilidade hoje em dia é primordial no mundo. A Fiemg já faz um trabalho para reduzir a questão da emissão do carbono para os produtos mineiros, então, esta certificação já leva um valor agregado para o produto final do industrial mineiro”, diz Roscoe.
Para aderir
A Cemig lançou um site de e-commerce que permite a negociação totalmente digital, desde a simulação da oferta com descontos personalizados, até a contratação da energia na modalidade varejista.
Os interessados já podem acessar a plataforma (energialivre.cemig.com.br), fazer a simulação, já ter um panorama do desconto e até fazer sua contratação.
“O site foi construído para que os clientes possam ter a melhor experiência de compra, aliando a solidez do Grupo Cemig à tecnologia e à inovação. As unidades conectadas à média tensão já podem garantir a compra de energia e migrar a partir de janeiro de 2024”, ressalta o diretor de Comercialização da Cemig, Dimas Costa.
Ouça a rádio de Minas