Economia

Sindicato dos lojistas tem proposta recusada em negociação com trabalhadores

Mesmo com a negativa, o sindicato garantiu que seguirá negociando para celebrar uma Convenção Coletiva em 2023
Sindicato dos lojistas tem proposta recusada em negociação com trabalhadores
O trabalho em dias de feriados só é permitido quando previsto em instrumento coletivo assinado pelos sindicatos patronais e de empregados | Crédito: Manoel Evandro / Arquivo Pessoal

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) informou, nesta terça-feira, que ainda não chegou a um acordo nas negociações coletivas com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM).

O Sindilojas-BH destacou que o sindicato laboral rejeitou todas as propostas oferecidas pela instituição. Dentre as ofertas, estavam o ganho real nos pisos salariais, no reajuste geral, gratificação do trabalho em feriado, garantia mínima do comissionista, prêmios do comissionista e quebra de caixa.

“Mesmo com uma proposta patronal de reajuste acima da inflação (ganho real), ainda assim, não foi possível finalizar a nova Convenção Coletiva de Trabalho 2023”, relatou em nota.

O sindicato que representa o comércio lojista lembrou que o trabalho em dias de feriados depende de autorização em convenção coletiva de trabalho, como previsto nos termos da Lei 10.101/00, alterada pela Lei 11.603/07. Isso significa que esse tipo de trabalho só é permitido quando previsto em instrumento coletivo assinado pelos sindicatos patronais e de empregados.

Por fim, o Sindilojas/BH disse que seguirá negociando para celebrar uma Convenção Coletiva que valorize o trabalho dos comerciários e que respeite as condições financeiras das empresas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas