Variedades

Mais de 100 escritores participam do 11º Fliaraxá

Na Programação Nacional e Internacional, o destaque vai para a mesa “Muros Invisíveis”
Mais de 100 escritores participam do 11º Fliaraxá

A partir de hoje e até o próximo domingo (9), a cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, recebe escritores de todo o País para participar de debates e lançamentos de livros abertos ao público. É o 11º Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que tem como tema “Educação, Literatura e Patrimônio”. O evento tem sua abertura oficial hoje, às 18h, com corte de fita, seguido de uma conversa entre Afonso Borges, jornalista que criou o festival; Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo; e os escritores e curadores Sérgio Abranches e Tom Farias. O 11º Fliaraxá acontece de forma presencial, no Estádio Municipal Fausto Alvim, e também digitalmente, através das redes sociais e Youtube.


A abertura oficial acontece hoje à noite, no entanto, o evento conta com atrações durante todo o dia de hoje. De manhã, a programação Infantojuvenil começa às 8h30, com o sarau do grupo “Deu na Telha e convidados”, mesas com Tino Freitas, Cláudia Miranda, Narlo Santos e Poliana Diniz, entre outros e segue até a parte da tarde, com jogos, contação de histórias e brincadeiras. São esperadas estudantes da escolas de Araxá, que se programaram para estar presente nas atividades, que também são abertas ao público. Na Programação Nacional e Internacional, o destaque vai para a mesa “Muros Invisíveis”, que contará com roda de conversa, apresentação musical, dança e outros, com a presença de Marisa Rufino, Carlos Vinícius Santos, Gabriel Andrade de Paula, Matheus Black, Flavio Victor e mediação de Eugênio Sávio, às 20h.


O 11º Fliaraxá tem como autoras homenageadas Eliana Alves Cruz e Líria Porto, que participam de mesas na programação e como patrono Mário de Andrade, em celebração aos seus 130 anos de nascimento. Alguns dos principais nomes da literatura brasileira e internacional estarão presentes no evento, que contará com atrações infantis, juvenis, Prêmio de Redação, lançamentos de livros, shows e uma feira gastronômica. A estrutura conta com três auditórios, livraria, área de leitura e lazer, num espaço de mais de 2 mil metros quadrados.


Mais de 100 autores estão na programação presencial, de nove estados e de outros países, como Lisa Ginzburg (foto) e Juliana Monteiro, da Itália, Kalaf Epalanga, da Angola, Jamil Chade, da Suíça, e Lucrécia Zappi, dos Estados Unidos.


Outra novidade é que a Academia Araxaense de Letras assume protagonismo ao fazer a curadoria, por intermédio do seu presidente Luiz Humberto França, de uma série de 20 debates com autores de Araxá e região. Na programação estão nomes como Ana Luiza Ribeiro de Melo Silva, Lisa Alves, Mariana Santos e Iris Santiago que conversam sobre poesia na mesa “Escritos falados”; e Luciane Dias, Mirthes Miriam e Silla Silva que conversam sobre “Saúde mental e superação na Literatura”.

Lançamento – Dentre os autores internacionais destaque para a presença da italiana Lisa Ginzburg, que vai lançar seu mais recente livro “Cara Paz”. Com o romance, Lisa foi finalista, em 2021, do importante Prêmio Strega. O encontro com a autora vai ser no próximo sábado (8), às 21h. Nascida em Roma, em 1966, ela é filósofa, tradutora e autora de vários romances, biografias e livros de ensaios. Outro importante convidado internacional é o escritor angolano Kalaf Epalanga, nascido em Benguela, na Angola, em 1978. Ele é autor de livros como “Também os brancos sabem dançar”, “Estórias de amor para meninos de cor” e “Angolano que comprou Lisboa (por metade do preço)”. Kalaf é também músico, tendo fundado a banda Buraka Som Sistema.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas