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Inhotim inaugura galeria de arte de Yayoi Kusama

A galeria, que conta com o patrocínio da CBMM por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, abriga duas obras de Yayoi Kusama
Inhotim inaugura galeria de arte de Yayoi Kusama
Yayoi Kusama é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho caracterizado por uma imaginação criativa e cativante | Crédito: Daniel Mansur

O Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, localizado em Brumadinho, vai inaugurar, no próximo sábado (15), a sua 20ª galeria permanente, dedicada à artista japonesa Yayoi Kusama (Matsumoto, Japão, 1929). A galeria, que conta com o patrocínio da CBMM por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, abriga duas obras de Yayoi Kusama: “I’m Here, But Nothing” (2000) e “Aftermath of Obliteration of Eternity” (2009).

Na estrutura do prédio onde está localizada a galeria da multiartista, foram utilizados aços de alta resistência com adição de nióbio, distribuídos nas estruturas superiores de pilares, vigas e na infraestrutura de fundações. A tecnologia do nióbio tem sido uma grande aliada do futuro, permitindo a evolução das propriedades do aço e o conceito da desmaterizalização, ou seja, menor uso de materiais e consequente redução da emissão de CO2 em todo o processo.

Para o especialista de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Alexandre Jordão, o projeto vem de encontro à uma das estratégias da companhia, que é dar visibilidade ao nióbio em construções sustentáveis. “Nesta obra, as pessoas podem ver na prática a relevância do nióbio para utilização mínima do aço como matéria-prima, técnica já muito utilizada em grandes pontes ou arranha-céus de todo o mundo”, justifica Jordão, explicando que a maleabilidade da liga fez do projeto arquitetônico uma obra de arte a ser apreciada, juntamente com as instalações da artista.

Desenvolvido em uma área de 1.436,97 metros quadrados pelos arquitetos Fernando Maculan e Maria Paz em conjunto com a equipe do Jardim Botânico do Inhotim, o projeto arquitetônico contém um caminho sinuoso de pedras e 4 mil bromélias, que levam à obra interna deYayoi Kusama, composta por um ambiente doméstico iluminado por luz negra e com os móveis destacados por pontos de cores brilhantes. O conceito de auto-obliteração, técnica utilizada há décadas pela artista japonesa, instiga a pensar na dissolução do individualismo.

A obra está localizada no Eixo Laranja do Instituto Inhotim, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas e pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre 9h30 e 16h30 e aos sábados, domingos e feriados, entre 9h30 e 17h30.

Imersão

Yayoi Kusama é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho caracterizado por uma imaginação criativa e cativante, com diversidade de suportes e linguagens, sobretudo nas instalações imersivas, que convidam o espectador a adentrar em seu universo, aguçando a sua percepção. Happenings, performances, pinturas, esculturas, instalações, trabalhos literários e filmes fazem parte do acervo criativo da multiartista. A participação coletiva em suas instalações de imersão dá sentido às suas obras, concretizando uma experiência sem limites, sem bordas, com cores, contrastes, luzes e sombras.

O paisagismo da Galeria Yayoi Kusama traz um caminho sinuoso feito de pedras que desvela a galeria ao público, perante as curvas do caminho, despertando a curiosidade de quem chega. O projeto paisagístico foi realizado por Juliano Borin, curador Botânico do Inhotim, Geraldo Farias, da equipe do Jardim Botânico do Inhotim, com contribuições de Bernardo Paz. O jardim planejado é inspirado em um jardim tropical multicolorido, com um toque de psicodelia, onde foram plantadas mais de 4 mil bromélias e apresenta a linguagem paisagística já consolidada do museu e jardim botânico, mas remete também a ligação de Yayoi Kusama à sua origem japonesa e aos dots que se repetem em sua obra.

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