Zema justifica fala sobre Mussolini e diz que prefere apoiar alguém a ser candidato em 2026

Belo Horizonte – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) afirmou nesta quarta (12) em entrevista à Globonews que não está em seu “radar” focar nas eleições presidenciais de 2026.
“Eu prefiro apoiar alguém que ser candidato”, declarou.
Zema é apontado, juntamente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como possível candidato do campo da direita depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi declarado inelegível.
Apesar da afirmação desta quarta, o próprio Zema já admitiu anteriormente a possibilidade de se candidatar à Presidência.
Na festa da vitória em primeiro turno em 2022, ao ouvir gritos de “presidente”, o governador: “Se fizermos um bom governo, por que não?”
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Na entrevista desta quarta, Zema respondeu ainda sobre uma publicação que fez nas redes sociais citando frase do ditador fascista italiano Benito Mussolini. “Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo”, postou o governador, no início do mês.
A publicação ocorreu um dia depois do julgamento de Bolsonaro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os dois foram aliados na última campanha eleitoral.
À Globonews o governador afirmou que a postagem se trata de “um alerta”. “Quem me acompanha nas redes sociais sabe que publico frases de manhã cedo e à noite. Gosto muito de frases e pensamentos”, disse Zema.
“A publicação dessa frase foi muito mais um alerta que eu quis dar, porque quem conhece o meu posicionamento sabe que a única coisa que não sou é alguém do estilo do Mussolini”, acrescentou o governador.
O chefe do Poder Executivo de Minas Gerais disse ainda que é o contrário de Mussolini que, segundo Zema, acreditava num estado onipotente. “O que faço aqui é o contrário. Tenho enxugado o estado”, afirmou.
Questionado se faria um mea culpa pela declaração, o governador pediu desculpas caso tenha ofendido alguém. “A intenção não era essa.” (Por Leonardo Augusto)
Ouça a rádio de Minas