União deve assumir duplicação da BR-381 até Governador Valadares

Quase uma semana após a publicação do edital de concessão da BR-381 no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e a novela da duplicação da chamada “Rodovia da Morte” parece não ter fim. Com a publicação de que apenas 134 quilômetros (km) dos 304 km a serem concedidos serão duplicados, o ministro dos Transportes, Renan Filho, promete estudar uma maneira de incluir a obra no orçamento do governo federal.
A informação é do senador mineiro Carlos Viana (Podemos), que se reuniu com o ministro em busca de uma solução para a duplicação da rodovia até Governador Valadares. Viana foi um dos principais interlocutores da pauta com o governo federal na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e afirma que a duplicação até a cidade-polo do Vale do Rio Doce havia sido acordada com o governo anterior. E que a proposta tornada pública pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última sexta-feira é uma versão incompleta do projeto.
“Eu levei ao ministro a importância de terminarmos a duplicação da BR-381 até Governador Valadares. A concessão vai naturalmente até a BR-116. Mas precisamos que os 70 km restantes sejam feitos para haver, de fato, a interligação entre as rodovias da região Leste e a Zona da Mata em Minas Gerais. O ministro entendeu e se comprometeu a buscar recursos para que esses quilômetros sejam feitos pelo Estado e incorporados posteriormente à concessão. Há recurso para isso e é o momento de buscarmos esse compromisso do governo federal”, comentou o senador logo após o encontro.
Viana disse estar confiante com a possibilidade de resolver a questão até o fim do ano, sem precisar alterar o edital. “Isso é muito importante. Se mexermos no edital um metro que seja, o documento terá que voltar para o TCU (Tribunal de Contas da União) e não queremos isso. Queremos a duplicação completa até Valadares e a concessão até a BR-116 mantida como está (proposta)”, completou.
O ministro, por sua vez, foi às redes sociais falar sobre o projeto. E destacou que a infraestrutura viária de Minas Gerais é uma prioridade do governo Lula. “No projeto de concessão da BR-381/MG, trecho entre Governador Valadares e o município de Periquito, vamos fazer obras de ampliação de capacidade. É mais segurança, fluidez e mobilidade para o povo mineiro”, postou no twitter logo após a reunião.
Já o Ministério dos Transportes respondeu que, por ordem do ministro, a Pasta vai monitorar a execução contratual e avaliar a forma de ampliar a capacidade de pista e qual a melhor forma de financiá-la, caso seja comprovada a viabilidade.
Edital prevê sete trechos a serem duplicados do zero na BR-381
O edital publicado pelo governo federal na semana passada com as regras do leilão estabelece que a vencedora do certame deverá concluir as obras de duplicação, já iniciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), entre os km 286 e km 314. Isso deverá ser feito já no segundo ano de vigência do contrato.
Além disso, outros sete trechos deverão ser duplicados do zero. São eles: km 228 a km 250; km 267 a km 286; km 314 a km 327; km 331 a 356; km 356 a 385; km 422 a km 431 e km 431 a km 449. Nestes casos, as obras deverão ser realizadas entre o terceiro e o oitavo ano do contrato.
O documento da tão esperada concessão da BR-381 foi publicado na última semana e agendou o leilão para o dia 24 de novembro, na B3, em São Paulo. A cessão da rodovia terá duração de 30 anos e os investimentos devem ultrapassar as cifras dos R$ 10 bilhões. O DIÁRIO DO COMÉRCIO apurou que dois players do mercado já demonstraram interesse na licitação.
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