Confira destaques do mundo dos negócios!

Sankhya abre mais uma unidade
Apesar da lenta recuperação econômica, Jundiaí tem um cenário empreendedor cada vez mais consolidado. Segundo dados da Universidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a cidade registrou um aumento de 28% de microempreendedores individuais (MEIs), em janeiro de 2023. Além disso, de acordo com a última edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), Jundiaí ocupa a 12ª posição no ranking das melhores cidades de São Paulo para empreender. Esse cenário traz esperança para outras empresas que buscam a região para expandir seus negócios. Uma delas é a Sankhya, uma das mais relevantes provedoras de software de Gestão Empresarial (ERP), que acaba de anunciar a inauguração de uma unidade em Jundiaí, sendo a 15ª unidade da marca no sudeste do Brasil. A nova unidade tem como objetivo colaborar com o mercado local e oferecer soluções inovadoras para uma gestão empresarial mais eficiente.
Anglo American no Brasil recebe reconhecimento internacional
A diretora Jurídica da Anglo American no Brasil, Carolina Lobato, foi reconhecida internacionalmente em uma premiação da Associationof Corporate Counsel (ACC), entidade profissional que atende aos interesses comerciais de advogados que atuam nos departamentos jurídicos de corporações, associações e outras organizações do setor privado em todo o mundo. Presente na lista “ACC Top 10 30-Somethings 2023”, que pode ser traduzida como os top 10 advogados corporativos da ACC na faixa dos 30 anos, Carolina Lobato teve como reconhecimento o seu trabalho desenvolvido na Anglo American, com destaques em gestão do contencioso trabalhista, gestão de riscos, além de parcerias com o compliance na realização de avaliações de requisitos legais nas minas. O trabalho de implantação dos contratos visuais na companhia também teve destaque na premiação.
FDC acelera seu programa de bolsas
A Fundação Dom Cabral (FDC), por meio da atuação da Educação Social, acelerou seu Programa de Bolsas em 2023 e no primeiro semestre do ano já concedeu mais bolsas de estudo que todo 2022.A iniciativa, que visa incentivar a educação em todas suas frentes, está alinhada com três itens da Agenda 2030 proposta pela ONU, que lista 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são os objetivos nº 4 “Educação de Qualidade”, nº3 “Igualdade de Gênero” e nº10 “Redução das Desigualdades”.Por meio do Programa, a Fundação Dom Cabral conta atualmente com 83% de participantes bolsistas que se autodeclaram pretos e pardos e 67% mulheres, presentes em diversos cursos oferecidos pela FDC, desde programas abertos de curta duração a cursos de pós-graduação, MPA (Mestrado Profissional em Administração) e Executive MBA.Além dos cursos próprios, o Programa de Bolsas da Fundação Dom Cabral também concede oportunidades de Graduação e Ensino Técnico em parceria com outras instituições de ensino, ampliando o acesso à educação em diferentes momentos de formação. Pessoas com o compromisso de impactar positivamente a sociedade estão entre os principais critérios para avaliação na concessão de bolsas.
Emccamp vence Prêmio TOTVS Brasil
Inovação, eficiência e sustentabilidade. Essas três palavras estão enraizadas no DNA da Emccamp Residencial, que em seus 46 anos de existência tem se dedicado a revolucionar o setor da construção civil e o relacionamento com o cliente. Recentemente, a empresa foi o grande destaque do prêmio “TOTVS Brasil que FAZ”, na categoria do segmento de Construção e foi a grande vencedora como Empresa do Ano. O resultado da premiação foi divulgado no dia 29 de junho, no maior evento de tecnologia do País, promovido pela TOTVS. A Emccamp foi reconhecida ao inovar e revolucionar a experiência do cliente com a implantação de pagamento via Pix. A forma de pagamento já está disponível para todos os empreendimentos da construtora. O projeto foi apresentado, oficialmente, aos clientes da companhia em junho e, atualmente, 25% dos pagamentos já são feitos por Pix.
831 marcas inauguraram lojas em shoppings
Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 831 marcas inauguraram lojas em shoppings no primeiro trimestre de 2023. Em termos de comparação, ao longo de 2022, cerca de 4 mil marcas anunciaram inaugurações de novas unidades em shoppings, ano marcado por uma grande expansão no setor. Em 2021, esse montante foi de 3.500 marcas. Segundo o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram nos três primeiros meses deste ano, foram: Alimentação e Bebidas (36%), seguido por Vestuário (14%), Perfumaria e Cosméticos (6%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (5%), Calçados (4%), Serviços Estéticos (4%), Acessórios (4%), Entretenimento (4%), Telefonia e Acessórios (3%), Artigos Esportivos (2%), Serviços Médicos (2%) e Relojoaria e Joalheria (2%).Entre as marcas, as 10 primeiras colocadas que mais abriram novas unidades entre todos os segmentos mapeados são: Milky Moo (1ª), Fini (2ª), Ótica Chilli Beans (3ª), Ice Cream Roll e Natura (4ª), Vivo (5ª), Popeyes e CheirinBão (6ª), Kopenhagen e Starbucks (7ª), Cacau Show (8ª), Kekala Custom Picolé (9ª) e KFC (10ª).
Ouça a rádio de Minas