Agronegócio

40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador apresenta evolução da raça

Evento será realizado de 17 a 29 de julho, no Parque da Gameleira, em BH
40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador apresenta evolução da raça
Exposição terá mais de 1.000 animais, que participam de julgamentos, concursos de marchas, etc | Crédito: Fernando Ulhoa

A 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador vai movimentar o Parque de Exposições Bolivar de Andrade – Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Reunindo os melhores exemplares da raça, a exposição conta com mais de 1.000 cavalos, que participarão de diversas provas, exposições e julgamentos.

O evento, que será de 17 a 29 de julho, é considerado um dos mais importantes da raça, além de reconhecer os melhores exemplares, a Nacional também é espaço para networking, geração de negócios, capacitação e atualização dos criadores.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez, a edição é histórica. Em 2023, a Nacional comemora Bodas de Esmeralda, celebrando quatro décadas de evolução do evento.

“Esta é uma edição comemorativa. São 40 anos da Nacional, todas realizadas no Parque da Gameleira. É o momento maior da raça, no sentido de reunir o maior número de animais e julgar os exemplares que se classificam ao longo do ano. É a principal seleção da raça, a maior vitrine para os criadores, que poderão mostrar o trabalho desenvolvido”.

Ainda segundo Cristiana, durante os dias do evento, devem passar pelo Parque da Gameleira em torno de 200 mil visitantes. A Nacional conta ainda com cerca de 500 expositores.

Serão mais de 1.000 animais presentes na edição, vindos de vários estados do País, que irão participar de julgamentos, concursos de marcha, provas funcionais e sociais.

Há também uma variedade de palestras técnicas que são importantes para a capacitação e atualização dos criadores e demais profissionais que fazem parte da cadeia.

“A Nacional, além do momento de encontro e confraternização, é principalmente, o momento de atualização, de ver os melhores exemplares, o momento de ver o desenvolvimento geotécnico da raça. Teremos palestras técnicas, todos os dias, dos mais diversos temas, desde sustentabilidade até manejo, reprodução e temas veterinários. Temos uma agenda muito ampla”.

Em relação ao mercado da raça, o desempenho é positivo e a tendência é de crescimento. Em 2022, foram realizados 228 leilões chancelados e 8.620 lotes comercializados nos remates presenciais e on-line em sua maioria.

“A raça continua crescendo e temos mais de 200 novos associados por mês. De janeiro a junho, tivemos 1.444 novos associados e cerca de 178 eventos. A cadeia da equinocultura no Brasil – envolvendo todas as raças – movimenta cerca de R$ 30 bilhões. O Mangalarga Marchador tem o maior marketing share, respondendo por cerca de 34%”.

Ainda segundo Cristiana, o evento conta com atrações para toda a família, entre shows, estandes diversificados e circuito gastronômico com deliciosas opções. Para as crianças, haverá espaço kids e minifazenda.

A raça Mangalarga Marchador é originária do Sul de Minas Gerais, há mais de 200 anos. Hoje, os animais estão presentes em todos os estados brasileiros e também no exterior, com um plantel de 717 mil animais registrados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas