Marca sueca H&M anuncia entrada no mercado brasileiro em 2025

A rede sueca do setor varejista de moda, Hennes & Mauritz (H&M), anunciou nessa segunda-feira seu plano de entrar no mercado brasileiro, com o lançamento de suas lojas e vendas on-line no País em 2025.
De acordo com a empresa, as primeiras unidades da marca no Brasil serão inauguradas nas principais cidades da Região Sudeste. Para logo em seguida, com o passar do tempo, a H&M aumentar ainda mais sua presença no País.
Esse projeto faz parte de seu plano de expansão na América Latina. A primeira loja da H&M na região foi aberta no México em 2012. Atualmente a varejista sueca também está presente no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica.
Em um comunicado à imprensa, a empresa destacou o fato de o Brasil contar com uma população superior a 210 milhões de habitantes, além de uma forte valorização da moda. Devido a esses fatores, a H&M acredita que há um grande potencial de expansão no mercado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A CEO do H&M Group, Helena Helmersson, declarou seu entusiasmo quanto ao anúncio. “Tivemos um bom desenvolvimento na América Latina e vemos um grande potencial no Brasil. Este é um passo muito emocionante e estamos ansiosos para levar o conceito de moda, qualidade e sustentabilidade da H&M ao melhor preço para muitos clientes no País”, diz.
Parceria com Dorben Group
Essa iniciativa será realizada em parceria com outra empresa varejista, a Dorben Group. De acordo com o presidente da Dorben Group, Mehdi Beneddine, essa parceria permitirá que ambas as empresas impulsionem suas forças, recursos e experiências para aproveitar todo o potencial do mercado brasileiro.
“É uma honra e um privilégio para nós firmar esta parceria com a H&M no Brasil, fortalecendo assim nosso relacionamento existente com um líder na indústria da moda”, declara.
Impacto no mercado nacional
Para o fundador da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e especialista em varejo, Marcelo Cherto, a chegada da marca ao Brasil poderá provocar a intensificação da concorrência no varejo de moda, um segmento já bastante disputado no País.
Ele ainda destaca que o H&M é uma empresa conhecida por comercializar roupas atraentes com preços acessíveis, assim como a Zara, que vem crescendo no Brasil. “Assim como a Zara, a H&M também faz uso de estratégias de marketing que funcionam. E, como diferencial, prega uma abordagem mais sustentável na fabricação dos produtos que comercializa”, analisa.
Cherto acredita que isso irá forçar as marcas nacionais a repensarem suas estratégias de comunicação, de produtos e de preços, além de se esforçarem mais para gerar uma experiência de compra mais agradável e amigável para os consumidores. “Isso deverá trazer muitas inovações para o setor, mas certamente tornará mais difícil a vida das empresas menores desse segmento”, completa.
A Hennes & Mauritz (H&M) foi fundada na Suécia em 1947 e é cotada na Nasdaq Estocolmo. A ideia de negócio da H&M é oferecer moda e qualidade ao melhor preço de forma sustentável. Além da H&M, o grupo inclui as marcas COS, Monki, Weekday, &Other Stories, H&M HOME, ARKET e Afound, além da Sellpy.
Ouça a rádio de Minas