Alfenas busca recursos para ampliar terminal

A Prefeitura de Alfenas, no Sul de Minas, quer melhorar a infraestrutura do Aeroporto Comandante Paschoal Patrocínio Filho, para que voos comerciais operem no local. Para isso, contratou neste ano uma assessoria especializada. No ano passado, o Executivo municipal chegou a receber o aval do Comando da Aeronáutica para ampliar o empreendimento, mas o projeto não foi adiante.
O assessor aeroportuário Fabrício Alves Corrêa explica que uma das ações é conseguir recursos para realizar as melhorias necessárias no aeroporto e, dessa forma, ter condições operacionais adequadas para os voos regulares. “Eu sugeri ao prefeito uma visita à Brasília, na Secretaria de Aviação Civil. Lá protocolamos um ofício solicitando o recape da pista atual, restauração da pintura e do balizamento e a conclusão da cerca operacional”, conta.
Também foi solicitada a inclusão do aeroporto situado no município no Plano Aeroviário Nacional (PAN), que é uma ferramenta de gestão utilizada para priorizar investimentos na infraestrutura aeroportuária brasileira. “O município que é cadastrado no PAN poderá solicitar recursos e adesões aos programas que envolvem a entrega de raio-x, de caminhão contra incêndio, por exemplo”, diz.
A agenda na capital federal aconteceu em maio deste ano. “O primeiro passo é o alinhamento com o governo federal”, destaca.
O especialista conta que, agora, no segundo semestre, serão iniciadas as conversas com as companhias aéreas. Ele ressalta que a infraestrutura do Aeroporto de Alfenas é uma das melhores do Estado. “Temos balizamento noturno, indicador de aproximação, que é um equipamento que a maioria dos aeroportos não tem. Além disso, o tamanho da pista é bom e já tem os hangares”, diz.
Edital – Em julho de 2022, a prefeitura municipal obteve aval do Comando da Aeronáutica para executar o projeto Hangar Alfenas, que tinha como objetivo a construção de novos hangares para abrigar aeronaves no local. Na época, o projeto de infraestrutura se encontrava na etapa final de elaboração e estava previsto o lançamento de um edital de chamamento público, que não foi adiante.
O aeroporto conta com 10 hangares e o projeto contemplava outros 14. Um dos espaços seria destinado à construção de uma oficina mecânica de aeronaves.
Ouça a rádio de Minas