Festa da cultura junina começa hoje na Capital

A 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte começa hoje e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), através de diversos órgãos municipais, preparou um esquema especial para o festejo. Na edição de 2023 haverá gestão integrada, com vários órgãos públicos trabalhando para oferecer aos amantes da cultura junina um evento planejado, seguro, limpo e estruturado. Toda programação pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.
“Como acontece no nosso Carnaval, o Arraial de Belo Horizonte também é estruturado e qualificado pelo trabalho de vários órgãos públicos. Através dessa cooperação, vamos oferecer à população e aos turistas um evento com comodidade, segurança, limpeza e inclusão. Estão todos convidados a presenciar o espetáculo das quadrilhas, nossa reconhecida gastronomia mineira e os grandes shows musicais”, comenta o presidente da Belotur, Gilberto Castro.
A festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).
A partir do planejamento da produção do evento elaborado pela Belotur, diversos outros planos operacionais foram desenvolvidos pelos órgãos públicos para viabilizar a realização da 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte, visando garantir mobilidade, segurança, limpeza e atendimento em saúde. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Entre as principais ações dos órgãos municipais estão:
Os restaurantes populares já incluíram nos cardápios ingredientes característicos da gastronomia mineira e receitas típicas juninas. Até o final de julho, a população poderá experimentar quitutes juninos a preços populares. O cardápio e os valores podem ser conferidos no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Exposição
Para valorizar a cultura e as tradições juninas, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura estão realizando no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) a exposição “O Arraial de Belo Horizonte e a Cidade”, que reúne uma série de fotografias, documentos e objetos que fazem parte da trajetória do festejo junino.
O acervo documental que compõe a exposição aborda a rica tradição do “Arraial de Belo Horizonte”, trazendo também camisetas, crachás, folders com a programação, pulseiras, broches, clippings sobre o evento, adesivos, saco de linho para brincadeiras, troféu, medalhas, além das plantas de cenografia feitas por Raul Belém Machado que tratam da estrutura da festa.
Com o objetivo de estimular a geração de trabalho e renda, sob a lógica da cooperação e da sustentabilidade, o Arraial de Belo Horizonte terá um espaço para a comercialização de produtos da Feira da Economia Solidária. Doze empreendedores vão oferecer ao público itens de artesanato e vestuário, como adereços juninos, roupas e acessórios. A iniciativa tem como premissa a reciprocidade, a coletividade, a valorização dos produtos locais, a prática de preços justos, a sustentabilidade, o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação do meio ambiente. (Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas